• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

App de Estímulo à Visitação em Atrações Turísticas Conquista Competição no HackaMT

A ideia foi uma das apresentadas após três dias de imersão, com mais de 50 participantes, em navegação nas águas do Rio Paraguai

Data: 29/11/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Nos dias 24 a 26 de novembro, o Rio Paraguai, em Cáceres (219 km de Cuiabá), foi o cenário da última edição do Hacka-MT. Iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o evento reuniu 56 participantes em uma chalana para criar soluções inovadoras e tecnológicas que enfrentem os desafios do turismo no município.

Os participantes foram divididos em 13 equipes, contando com o apoio de 20 mentores de diferentes áreas. Entre diversas ideias apresentadas a uma banca de jurados, que avaliou os projetos com base em sua capacidade de execução, eficiência e viabilidade, duas foram escolhidas como vencedoras. Os campeões foram agraciados com bolsas de desenvolvimento tecnológico oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

O grupo "TuiuiúTech", composto pelos estudantes da Unemat Bruno Ormonde e Cauã Soares, e o técnico de Tecnologia da Informação da instituição, Dhyego Brandão, conquistou a primeira posição. Eles desenvolveram o aplicativo "Simbora", um sistema que destaca os principais pontos turísticos do município, apresentando rotas, desafios e outros estímulos.

De acordo com Bruno Ormonde, estudante de Computação da Unemat e membro do grupo vencedor, o projeto visa promover o turismo local por meio de um processo de pontuação que pode ser trocada por artesanato local.

O segundo colocado na competição, chamado "ReConhecer Pantanal", teve como foco a promoção de ações logísticas e visibilidade do turismo na região por meio de uma plataforma online. O grupo é composto por alunos da Unemat: Josué Pastorio, Lemuel Souza, Matheus Garcia, João Victor Costa e Maria Eduarda Batista.

A ação HackaMT - Edição Cáceres ocorreu durante três dias, navegando pelo Rio Paraguai, enquanto os participantes desenvolviam novas ideias, com apoio de mentores e palestras sobre o tema do desafio. O evento buscou aproximar o público do tema, proporcionando uma imersão na região pantaneira, considerada um dos principais polos turísticos do estado.

Lecticia Figueiredo, superintendente da Seciteci, destacou que a proposta de imersão proporcionou uma experiência única e propícia para o desenvolvimento de novas propostas. Robson Gomes, professor da Unemat e um dos coordenadores da ação, salientou que o resultado foi positivo não apenas para o turismo local, mas para todo o ecossistema de inovação e tecnologia do estado.

Com a premiação, o Governo do Estado estimula a concretização das ideias, impactando diretamente o turismo na região pantaneira. A implementação das bolsas será realizada nos próximos meses.







Top