A praça Santos Dumont, em Cuiabá, foi tomada por um pedaço do Nordeste durante o 1º Festival Multicultural Arte Nordestina, realizado nos dias 10 e 11 de novembro.
O evento, que atraiu um público expressivo de 10 mil pessoas, se destacou como um estímulo para a economia local, gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, apoiou a iniciativa, que contou também com o suporte do Instituto Elevar e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), proporcionando uma programação diversificada que incluiu culinária, música e artesanato da região nordestina.
Cuiabá abriga atualmente uma comunidade de 29 mil nordestinos, enquanto no Estado o número ultrapassa os 40 mil.
O deputado Botelho destacou a importância de respeitar e acolher esse público, justificando seu apoio ao projeto. A primeira edição do festival, segundo o deputado, simboliza a inclusão e celebração da rica cultura do Nordeste no coração de Cuiabá.
"É muito bom ver o resultado do nosso trabalho materializado em homenagem ao povo nordestino que reside na Capital", comemorou.
A praça abrigou 32 barracas que ofereciam o melhor da culinária nordestina, desde o arrumadinho até o acarajé, além de apresentações de forró e sabores típicos cuiabanos.
Vários Centros de Tradição Nordestina (CTN's), incluindo os de Sinop e Tangará da Serra, participaram do evento.
A presidente do Instituto Elevar, Karine Mattos, destacou a cuidadosa seleção de mais de 70 comerciantes especializados em comida nordestina para a feira, além da decoração típica da região.
Os detalhes do festival encantaram Edson Barbosa Júnior, servidor público, que elogiou a iniciativa e destacou a necessidade de mais eventos como esse.
Ângela Ferreira, comerciante do Maranhão, expressou sua satisfação com o sucesso das vendas de cuscuz e agradeceu ao deputado Botelho por investir no Festival Nordestino, enaltecendo a valorização da cultura rica da região.
O representante da comunidade nordestina no Estado, o ex-deputado João Batista, considerou o evento multicultural um sucesso e agradeceu aos parceiros, em especial, ao presidente da ALMT, deputado Botelho, por apoiar a cultura nordestina e colaborar na realização do festival.