A Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, por meio do programa Saúde e Qualidade de Vida – QualiVida, encerrou a campanha Outubro Rosa com a realização de 50 exames preventivos de colo de útero no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, na terça-feira (31). O encerramento contou, também, com a doação de pacotes de fraldas para pacientes da UTI e enfermaria pediátrica.
Essa ação, resultado da parceria da Casa de Leis, recebeu o apoio da Mesa Diretora, liderada pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT. O Outubro Rosa é uma iniciativa que destaca a relevância do exame preventivo, fundamental para aumentar significativamente as chances de cura com diagnóstico precoce. Esse tipo de exame é capaz de detectar o Papilomavírus Humano – HPV, o qual pode causar o câncer de colo uterino.
O médico Eduardo Andraus Filho, diretor técnico do HMC, ressaltou a importância dessa parceria com a ALMT, que permitiu o atendimento especial às funcionárias do hospital. Ele agradeceu pela troca de recursos humanos, estruturais e insumos, os quais possibilitaram às servidoras do QualiVida realizar esses atendimentos.
"A possibilidade de receber um atendimento especial às funcionárias do hospital é maravilhosa. O diagnóstico precoce é fundamental para o melhor tratamento e maior chance de cura. Essa iniciativa concentra sua atenção nas servidoras, retribuindo o cuidado e a dedicação que oferecem diariamente ao nosso trabalho institucional", comentou o diretor.
Uma das servidoras atendidas foi Juliana Bonfim, enfermeira da UTI Pediátrica, que expressou sua gratidão por esse projeto que levou atenção e acolhimento às profissionais da área da saúde. "Foi uma ótima ideia trazer esse acolhimento para nós, funcionárias do hospital. Muitas vezes, não temos tempo para marcar uma consulta com ginecologista para fazer esse tipo de exame. Ter esse cuidado especial e realizar a coleta, tirando nossas dúvidas, foi muito bom. Estou agradecida por esse projeto aqui no hospital", declarou.
A atuação do QualiVida tem sido fundamental na recepção da população, atuando com mais de mil atendimentos durante a pandemia de coronavírus, inclusive nos postos de vacinação montados para combater a Covid-19. A superintendente do QualiVida, Ivana Mara Mattos Melo, destaca que o trabalho continuará firme na campanha Novembro Azul, começando hoje, com o intuito de encorajar os homens a procurarem cuidados e atendimento especializado na luta contra o câncer de próstata.
"Encerramos o Outubro Rosa de maneira magnífica, depois de uma campanha maravilhosa na Assembleia, atendendo mais de 50 servidores. Agora, finalizamos nas instalações do HMC e nada melhor do que atender os servidores que cuidam da população o ano inteiro. É um prazer imenso essa parceria entre o QualiVida, a Assembleia Legislativa e o HMC, oferecendo exames de colo de útero para as servidoras, seja da limpeza, enfermagem, técnicos de enfermagem, e de todos os setores do hospital", comemorou a superintendente.