O Governo de Mato Grosso realizará dois aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nos dias 1º e 10 de novembro. Estas aulas, destinadas aos estudantes da Rede Estadual, serão transmitidas ao vivo nos canais oficiais do Governo no YouTube e no Facebook, a partir das 13 horas (horário de Cuiabá).
Mais de 30 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato Grosso se inscreveram para o Enem 2023. Esta avaliação é fundamental para quem busca ingressar no ensino superior no país.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que os aulões têm como objetivo reforçar a preparação dos estudantes para as provas que serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro em todos os municípios do Estado. O intuito é que os alunos se sintam mais confiantes e preparados para encarar as avaliações.
Nesses aulões, serão abordados temas essenciais das disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Geografia, História, Física, Química, Matemática e Biologia, com aulas ministradas por professores escolhidos pelo Governo do Estado.
As aulas serão interativas, permitindo que os alunos tirem suas dúvidas nos comentários, obtendo respostas dos professores.
A programação dos aulões do Governo de Mato Grosso segue o cronograma de aplicação das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No dia 1º de novembro, serão reforçados conteúdos de Linguagens, Códigos, Redação, Ciências Humanas. Já no dia 10 de novembro, as disciplinas serão Ciências da Natureza, Matemática. Cada aula terá uma duração de 40 minutos.
Professores como Edson Carmo, mestre em Geografia; Rute Almeida e Silva, doutora em Estudos de Linguagem; Juliana Façanha, especialista em Redação; Sônia Vasconcelos, mestre em Biologia; João Travassos, mestre em História; Agnaldo Zulli, especialista em Matemática; Mayra Monteiro, especialista em Química; e José Pereira, mestre em Física, estarão presentes na transmissão dos aulões.
O Enem é composto por 45 questões em quatro áreas do conhecimento, além da redação, que representa 20% da nota. As provas ocorrerão nos dias 05 e 12 de novembro, com a abertura dos portões às 12h (horário de Brasília) e início das provas às 13h30. O término das provas será às 19h no dia 05 e às 18h30 no dia 12. O candidato somente poderá levar o caderno de questões nos últimos 30 minutos do exame.