• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Início da Aplicação das Provas do Saeb 2023 na Rede Estadual Previsto para Segunda-feira (23)

Os testes serão aplicados no período de 23 de outubro a 17 de novembro com objetivo de avaliar a qualidade da educação básica

Data: 21/10/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A Seduc-MT finalizou os preparativos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que ocorrerão entre 23 de outubro e 17 de novembro. O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e será aplicado nas escolas estaduais e municipais. O objetivo do Saeb é avaliar a qualidade da educação básica e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a aprendizagem nas escolas.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas a todas as turmas da rede pública de ensino, nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. De forma amostral, as provas serão aplicadas no 2º ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática) e em algumas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (Ciências da Natureza e Ciências Humanas). A rede privada também participará de forma amostral, nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

O secretário de Educação, Alan Porto, ressalta a importância da participação dos alunos no Saeb, uma vez que os resultados auxiliam na formulação de políticas públicas e na melhoria da gestão pedagógica das escolas. Os resultados também ajudam a identificar pontos fortes e fracos, possibilitando ações para aprimorar a qualidade do ensino e garantir uma educação mais equitativa.

Ao longo deste ano, a Seduc-MT realizou o "Movimenta Saeb 2023", promovendo reuniões nas 14 Diretorias Regionais de Educação com professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais. O objetivo foi trocar experiências e adotar boas práticas visando as avaliações. Além disso, foram realizadas discussões em transmissões ao vivo para aprimorar as práticas em sala de aula, preparar os alunos para o Saeb e esclarecer como o sistema pode contribuir para melhorar os processos pedagógicos das instituições de ensino.







Top