• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

1º Encontro da Mulher Rural de Cuiabá Recebe Apoio de Botelho

Nesta sexta-feira (20), no clube do Sindicato do TCE-MT cerca de 300 mulheres da roça participam de ações de fomento à geração de renda

Data: 20/10/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Hoje, 20 de outubro, é um dia especial para aproximadamente 300 mulheres que residem em 39 comunidades rurais na Baixada Cuiabana.

A partir das 8h, elas participam da primeira edição do Encontro da Mulher Rural de Cuiabá, que ocorre no clube do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SinttContas/TCE-MT).

O deputado Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é um dos apoiadores desse projeto que beneficia as agricultoras que dependem da agricultura familiar. Botelho fará parte da cerimônia de certificação, que ocorrerá às 15h.

A abertura do evento ficará a cargo da primeira-dama da ALMT, Sônia Meira Botelho. A programação abrangente inclui diversas oportunidades de trabalho, mimos, lanches, músicas regionais, cursos e palestras, que visam promover o empreendedorismo rural.

"Pensamos em todos os detalhes, desde o café da manhã com produtos produzidos por elas, logística, kits com camisetas e chapéus, maquiagem e, acima de tudo, na criação de novas oportunidades de trabalho", afirmou Aparecida Maria de Figueiredo, uma das organizadoras do evento preparado "especialmente para as mulheres que vivem no campo".

O evento contará com a presença de profissionais ligados ao fomento da economia rural, incluindo representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e de cooperativas de crédito. A iniciativa também conta com o apoio da ALMT, da Assembleia Social e da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC).

Na Assembleia Legislativa, Botelho tem apoiado o processo produtivo e proposto a geração de renda por meio do Programa Feira da Mulher no Campo, instituído pela LEI Nº 10.902, de 5 de junho de 2019. Esse programa tem como objetivo incluir e valorizar as mulheres rurais por meio da comercialização e divulgação de produtos da agricultura familiar e orgânicos, além de artesanato, alimentos típicos, plantas e flores naturais.

Em março deste ano, em parceria com o governo estadual, o representante da Casa de Leis entregou maquinários no valor de mais de R$ 18 milhões para aumentar a capacidade de produção de farinha de mandioca entre os pequenos produtores da Baixada Cuiabana.










Top