A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com a Associação Mato-grossense de Dislexia, promoveu a "Parada D da Dislexia" nesta segunda-feira (16/10). Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas programadas para este mês, cujo objetivo é conscientizar a comunidade da Rede Estadual de Ensino sobre a dislexia, um transtorno específico de aprendizagem que impacta a leitura, o reconhecimento, a decodificação, a compreensão e a soletração de palavras, afetando o desempenho acadêmico dos alunos.
Até recentemente, a origem da dislexia era desconhecida, o que levava a falta de compreensão e ao estigma das pessoas que vivem com este transtorno. Durante a "Parada D da Dislexia," o Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, distribuiu laços azuis e laranjas aos servidores, que simbolizam a inteligência, tecnologia, educação, futuro, saúde, alegria, criatividade e comunicação. Alan Porto enfatizou a importância da conscientização sobre a dislexia e como isso contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e o fornecimento de apoio adequado aos alunos que enfrentam esse transtorno.
Gabrielle Coury de Andrade, presidente de honra da Associação Mato-grossense de Dislexia, destacou o trabalho realizado pela DislexiaMT nos últimos nove anos, que resultou em oito projetos de lei voltados para pessoas com dislexia. Ela afirmou que essas leis têm beneficiado muitas famílias, proporcionando diagnósticos que anteriormente eram desconhecidos.
Diego Aureliano da Silva, Coordenador de Ensino Fundamental da Seduc, destacou que essa ação representa o início do atendimento a estudantes da rede que enfrentam transtornos de aprendizagem. Ele salientou o compromisso da Seduc em ampliar essas ações para que todos os estudantes recebam atendimento especializado e de qualidade, fortalecendo as metas do Programa Educação 10 anos, cujo objetivo é elevar Mato Grosso aos 10 estados com os maiores níveis de educação do Brasil.