Nesta sexta-feira, o Chile anunciou a implementação de um plano especial para garantir a segurança da população durante os Jogos Pan-Americanos, que começarão em 20 de outubro, na cidade de Santiago.
O General dos Carabineiros, Ricardo Yánez, enfatizou que a instituição não deslocará seu contingente de suas tarefas regulares de manutenção da ordem pública e que o planejamento de segurança está em andamento.
Durante o evento, dois postos policiais serão estabelecidos para reforçar a segurança. Eles estarão localizados no Parque Deportivo do Estádio Nacional, que será o centro dos Jogos, e no Parque Bicentenário de Cerrillos.
A questão da segurança é uma prioridade, especialmente diante do aumento da criminalidade nas grandes cidades do país nos últimos anos. Um estudo realizado pela Citizen Peace Foundation, uma organização independente especializada em análise de segurança e criminalidade, revelou que 30,5% dos entrevistados expressaram medo da violência.
O governo do presidente Gabriel Boric elaborou o "Plano Santiago 2023: Segurança de Alto Desempenho" para abordar a segurança dos cidadãos locais e dos turistas que visitarão o Chile durante o evento continental.