O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conseguiu controlar um incêndio que ocorreu nas proximidades da Estação Ecológica de Taiamã, na região do Pantanal, em Cáceres, na noite de quarta-feira (27 de setembro).
Atualmente, quatro equipes dos Bombeiros e uma Brigada Estadual Mista, de Mirassol D’Oeste, permanecem no local para monitorar a área e garantir que o fogo não se espalhe.
As equipes estão em alerta durante o monitoramento, e nos últimos dias, os bombeiros construíram aceiros e utilizaram técnicas de contrafogo para direcionar as chamas até o rio Paraguai. Essas ações resultaram no confinamento do fogo entre corixos e o rio, conforme explicou o tenente-coronel Marco Aires, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).
Os esforços de combate ao incêndio começaram no último domingo (24 de setembro), quando o fogo foi detectado na região por meio da plataforma de monitoramento da corporação. Na quarta-feira, uma aeronave do Grupo de Aviação Bombeiro Militar sobrevoou a área para que as equipes pudessem definir as melhores estratégias de combate.
Além das atividades no local, o Batalhão de Emergências Ambientais, localizado em Cuiabá, e o Comando Regional 5, em Cáceres, monitoram remotamente o comportamento do incêndio no parque para orientar as equipes em campo.