Oficina reuniu, entre quarta-feira e quinta-feira (27 e 28.09), 84 pessoas de 22 municípios para o fortalecimento das ações de enfrentamento de agravos em saúde no Estado
Data: 28/09/2023 - Por: Da Redação
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) ofereceu apoio para capacitar aproximadamente 84 indivíduos de 22 municípios em como responder eficazmente a emergências em saúde pública. A oficina, organizada pelo Ministério da Saúde, ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo da capacitação é fortalecer cada área relacionada à saúde no que diz respeito à detecção, notificação, investigação e resposta a eventos e agravos. O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, destacou a importância da colaboração entre instituições, setores e áreas técnicas na melhoria da atuação de todos em emergências em saúde pública, como a pandemia de Covid-19.
A superintendente em exercício de Vigilância em Saúde da SES, Janaína Pauli, ressaltou a necessidade de aprimorar continuamente as práticas relacionadas à detecção, notificação, investigação e resposta a eventos e ameaças à saúde em cada território.
A oficina contou com a participação de profissionais do estado e dos municípios que atuam em diversas áreas, como Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Laboratorial, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Epidemiológica Hospitalar, bem como servidores dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Durante os dois dias de oficina, foram discutidas as atividades do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, bem como a atuação da Vigilância em Saúde no Estado de Mato Grosso. O resultado da capacitação será a elaboração de um Plano de Ação integrado dedicado às ações relacionadas à Vigilância em Saúde.