O Governo de Mato Grosso foi reconhecido internacionalmente ao receber o prêmio "Segurança Alimentar" durante uma cerimônia em Nova Iorque. O prêmio foi concedido em reconhecimento ao trabalho do Estado em prol do desenvolvimento sustentável, da proteção do meio ambiente e da valorização das comunidades indígenas.
Este prestigioso prêmio foi entregue pelo Fashion 4 Development, uma organização internacional que utiliza a moda como uma ferramenta para promover a transformação social e apoiar iniciativas como "Every Woman, Every Child", uma estratégia global liderada por Ban Ki-moon, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, que visa melhorar a saúde das mulheres e das crianças.
A cerimônia de premiação ocorreu durante um evento das Nações Unidas na semana passada, demonstrando o reconhecimento internacional das iniciativas de Mato Grosso em prol da segurança alimentar e do meio ambiente.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, expressou sua gratidão pelo prêmio, afirmando: "É uma grande honra para o Governo de Mato Grosso receber esta premiação que reconhece o nosso trabalho entre tantos outros desenvolvidos no mundo todo e em áreas tão importantes. Isso demonstra que estamos no caminho certo."
A comitiva do Governo do Estado também participou da 15ª edição da Semana do Clima (Climate Week NYC) nos Estados Unidos, um dos principais eventos globais dedicados ao debate sobre as mudanças climáticas.
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, ressaltou a forte agenda de compromissos ambientais do Governo de Mato Grosso. Um exemplo disso é o programa Carbono Neutro MT, que tem como meta neutralizar as emissões de carbono na atmosfera até 2035, 15 anos antes da meta global estabelecida para 2050.
Ela destacou ainda a importância de Mato Grosso na produção de alimentos a nível mundial, sendo o maior produtor de alimentos do Brasil e o quarto maior produtor de grãos do mundo, mesmo preservando 62% de seu território para a conservação ambiental, demonstrando um equilíbrio notável entre produção e conservação, inclusive com a inclusão de populações tradicionais.