• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Vasco goleia Coritiba em sua volta a São Januário e se aproxima da saída da zona de rebaixamento

Time carioca demonstra muita evolução e pode deixar o Z-4 na próxima segunda-feira

Data: 22/09/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Depois de encerrar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como vice-lanterna, com apenas 13 pontos, o Vasco está começando a vislumbrar uma possível saída da zona de rebaixamento. No reencontro com sua torcida no estádio de São Januário, após 90 dias de ausência, o time carioca goleou o Coritiba por 5 a 1 em um confronto direto pela 24ª rodada, realizado nesta quinta-feira. Os gols do Vasco foram marcados por Zé Gabriel, Rossi, Vegetti (duas vezes) e Gabriel Pec. O jogo também marcou a estreia do francês Dimitri Payet no time titular.

O Vasco, bem coletivamente e intensamente em campo, não deu chances ao Coritiba ao longo dos 90 minutos, proporcionando uma noite mágica para seus torcedores com uma goleada sonora, algo que não acontecia há mais de 11 anos. A última vitória com uma diferença de quatro gols na Série A para o Vasco ocorreu em 2011, quando venceram o Grêmio por 4 a 0 em São Januário.

Com a segunda vitória consecutiva, o Vasco chegou a 23 pontos, ocupando a 18ª posição na tabela, com apenas um ponto a menos que o Santos, que está em 17º, e dois pontos atrás do Bahia, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Vasco enfrentará justamente o time paulista, e, caso o Bahia tropece contra o Flamengo, o Vasco poderá sair da zona de rebaixamento.

Enquanto isso, o Coritiba, que está na lanterna com apenas 14 pontos e não vence há seis partidas, parece ter dificuldades para escapar do rebaixamento. O time está 11 pontos atrás do Bahia e se encaminha para a Série B em 2024.

São Januário havia sido interditado um dia após a derrota para o Goiás por 1 a 0, no dia 23 de junho, em meio a confusões dentro e fora do estádio. Após extensa batalha legal envolvendo o Ministério Público, o Vasco conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que encerrou um processo movido pelo MP, que pedia maior segurança para o estádio. Vale ressaltar que São Januário ainda não pode receber clássicos da cidade, de acordo com a ordem da Polícia Militar.

Inicialmente, a partida estava marcada para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois de garantida a liberação de São Januário, os ingressos se esgotaram rapidamente e a volta da torcida prometia ser uma grande festa. Antes do início do jogo, a arquibancada foi iluminada por muitos fogos de artifício, com a torcida cantando sem parar e apresentando um impressionante mosaico 3D com a frase "Resistiremos".

O Vasco começou a partida com uma pressão total sobre o Coritiba desde o primeiro minuto. Puma Rodriguez perdeu três oportunidades incríveis de abrir o placar. Após um cruzamento de Rossi, o uruguaio teve a chance de cabecear e depois aproveitar dois rebotes à queima-roupa, todos defendidos por Gabriel. No lance seguinte, Zé Gabriel abriu o placar aos sete minutos ao cabecear um cruzamento de Rossi.

O gol era exatamente o que o Vasco precisava para acalmar os nervos. O Coritiba não representava ameaça, enquanto o Vasco trocava passes e ditava o ritmo. A equipe carioca ampliou a vantagem aos 33 minutos em uma bela jogada coletiva. Paulinho lançou Rossi, que passou para Payet, o qual serviu Rossi novamente. Este último apenas empurrou a bola para as redes.

Na segunda etapa, o Vasco não aliviou. Aos quatro minutos, o artilheiro Vegetti também deixou sua marca na festa. Paulinho roubou a bola e cruzou para o argentino, que dominou no peito e finalizou com estilo para marcar. O gol não diminuiu o ritmo do Vasco, que continuou pressionando o Coritiba. Impulsionado pela torcida, Vegetti marcou seu segundo gol aos 17 minutos, subindo livre para cabecear com firmeza e marcar o quarto.

Após o quarto gol, o Vasco diminuiu o ritmo e permitiu que Sebastián Gómez diminuísse para o Coritiba aos 34 minutos. O volante aproveitou uma desatenção na defesa carioca e pegou o rebote dentro da área. Não houve tempo para o Coritiba pensar em uma recuperação, pois no minuto seguinte, Marlon Gomes cruzou rasteiro e Gabriel Pec completou para o gol, selando uma noite histórica em São Januário.

O Vasco agora terá um intervalo no calendário e só voltará a jogar daqui a 10 dias, em outro confronto direto, desta vez contra o Santos, no domingo (dia 1º), às 16 horas, na Vila Belmiro. No mesmo dia e horário, o Coritiba enfrenta o Athletico-PR em um clássico regional no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA

VASCO 5 X 1 CORITIBA

VASCO – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Marlon Gomes), Paulinho e Payet (Gabriel Pec); Rossi (Orellano) e Vegetti (Sebastián Ferreira). Técnico: Ramón Díaz.

CORITIBA – Gabriel; Hayner (Natanael), Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson (Victor Luis); Samaris (Willian Farias), Fransérgio (Andrey) e Sebástian Gómez; Marcelino Moreno, Robson (Jesé) e Slimani. Técnico: Thiago Kosloski.

GOLS – Zé Gabriel, aos sete minutos, e Rossi, aos 33 minutos do primeiro tempo. Vegetti, aos dois e 17 minutos, Sebastián Gómez aos 34 e Gabriel Pec aos 35 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Samaris, Natanael, Kuscevic e Willian Farias (Coritiba); Sebastián Ferreira (Vasco).

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza (SP).

RENDA – R$ 993.631,00.

PÚBLICO – 20.231 no total.

LOCAL – São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).










Top