A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou Cuiabá como uma das sub-sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027.
De acordo com Jefferson Carvalho Neves, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), um dos principais fatores que influenciaram na escolha da capital de Mato Grosso foi o crescente destaque do futebol feminino no estado, destacando a conquista do título brasileiro pelo Mixto Esporte Clube.
Neste ano, as Tigresas conquistaram o título invicto da Série A3 do Campeonato Brasileiro e, neste mês, conquistaram o inédito Tetracampeonato Mato-grossense.
A candidatura do Brasil para sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino permanece forte, competindo com a África do Sul e outras duas candidaturas conjuntas: uma da UEFA, composta por Bélgica, Holanda e Alemanha, e outra da Concacaf, formada pelos Estados Unidos e México.
Jefferson Neves destacou a importância da lei de incentivo aos times mato-grossenses em competições nacionais e o impacto da conquista do Mixto na decisão de escolher Cuiabá como sub-sede da Copa do Mundo.
"O próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, mencionou essa relevância. O Governo de Mato Grosso implementou o 'Projeto Mato Grosso na Série A', que destina recursos para o campeão representar o estado em competições nacionais, e agora estamos vendo os resultados. Sem dúvida, a conquista das meninas do Mixto, que se tornaram campeãs brasileiras, fortaleceu a escolha de Cuiabá como sub-sede da Copa do Mundo. Estamos todos na torcida e continuaremos trabalhando para tornar essa candidatura uma realidade", afirmou Neves.
A decisão sobre os países-sede da Copa do Mundo de 2027 está programada para maio de 2024, durante o Congresso da FIFA.