• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Bombeiros de Mato Grosso adotam diretrizes internacionais para operações de resgate veicular

Militares foram avaliados durante o 1º Desafio de Salvamento Veicular, realizado em Cuiabá

Data: 07/09/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



O atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) em operações de resgate veicular foi avaliado como seguindo os padrões internacionais por membros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres). Os majores Fábio Contreiras, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, e Ícaro Greinert, do Corpo de Bombeiros do Paraná, estiveram em Cuiabá durante o 1º Desafio de Salvamento Veicular desta semana para avaliar os militares para a etapa nacional do desafio, que ocorrerá em Gramado, Rio Grande do Sul.

Os avaliadores destacaram que todas as sete equipes participantes estavam em conformidade com os requisitos estabelecidos pela World Rescue Organisation (WRO). Eles conseguiram cumprir os critérios necessários para fornecer um atendimento de alta qualidade. As diferenças de pontuação entre as equipes foram mínimas, demonstrando um avanço notável em relação aos padrões internacionais, e os avaliadores acreditam que as equipes locais continuarão a melhorar seu atendimento.

O major BM Greinert também elogiou os investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso em equipamentos de alta tecnologia, que beneficiam a população ao garantir um atendimento mais eficaz em situações de resgate veicular.

O major BM Ícaro Greinert elogiou a capacidade técnica dos militares de Mato Grosso em atendimentos emergenciais de salvamento veicular, destacando sua capacidade técnica durante o desafio.

O 1º Desafio de Salvamento Veicular contou com a simulação de sete cenários de acidentes com veículos no pátio do 1º Batalhão dos Bombeiros. Cada equipe teve um limite de 20 minutos para realizar o resgate de uma vítima e foi avaliada pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento.

Das sete equipes regionais do CBMMT que participaram, a equipe do 5º Comando Regional, de Cáceres, foi selecionada para representar o Estado na etapa nacional em Gramado, que ocorrerá em outubro. O sargento Graziane Rossi dos Santos, de Pontes e Lacerda, destacou a satisfação de representar o Estado e enfatizou o desafio como uma simulação próxima da realidade, ressaltando o uso de equipamentos de ponta resultantes dos investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso no Corpo de Bombeiros.










Top