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MATO-GROSSENSE

Governo Estadual divulga análises referentes ao BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Foram realizadas duas audiências, uma em cada município

Data: 23/08/2023 - Por: Da Redação


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A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso (Sinfra-MT) realizou, no dia 22 de agosto, a divulgação do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) referentes à implantação dos corredores do BRT em Cuiabá e Várzea Grande.

Duas audiências públicas foram realizadas, uma pela manhã no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-MT), em Cuiabá, e outra no período da tarde na Câmara de Vereadores de Várzea Grande.

O EIV/RIV analisa os efeitos positivos e negativos causados por empreendimentos e, com base nisso, propõe medidas para mitigar e compensar esses impactos, a fim de evitar possíveis riscos para a vizinhança.

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, explicou que o EIV/RIV é uma prática comum para grandes projetos, como shoppings, supermercados e condomínios. No caso do BRT, os estudos são únicos devido à natureza da obra, que é pública e linear, percorrendo diversos bairros e abrangendo duas cidades.

Detoni, que presidiu as audiências, afirmou que o objetivo do empreendimento é melhorar o transporte público, utilizado diariamente por cerca de 250 mil pessoas em Cuiabá e Várzea Grande. Ele destacou que o impacto do empreendimento é positivo, de acordo com pesquisas do Plano de Mobilidade Urbana, pois muitos usuários recorrem ao transporte público por falta de alternativas viáveis.

Durante as audiências, foram detalhadas as características e o plano de funcionamento do BRT. O sistema terá dois corredores: o primeiro conectando o Terminal André Maggi, em Várzea Grande, ao Terminal do CPA, e o segundo conectando o Terminal do Coxipó ao Centro de Cuiabá.

Em ambos os corredores, haverá linhas que param em todas as estações ao longo do trajeto, além de linhas "expressas" que ligarão diretamente os Terminais ao centro de Cuiabá. De acordo com os estudos, a linha expressa do Coxipó será capaz de percorrer o trajeto entre o Terminal e o Centro de Cuiabá em aproximadamente 42 minutos, enquanto o tempo atual para essa viagem é de uma hora e 27 minutos.

Os encontros também apresentaram as metodologias utilizadas, os impactos previstos em cada intervenção e as medidas adotadas para prevenir, mitigar ou monitorar esses impactos.

Após as apresentações, o público teve a oportunidade de fazer sugestões e tirar dúvidas sobre o empreendimento. A participação também foi possível por meio de e-mail, WhatsApp e da plataforma Google Meet. As audiências foram transmitidas no YouTube e estão disponíveis para consulta. Os estudos podem ser acessados aqui.







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