Professores da Escola Estadual Elídio Murcelli Filho, localizada na cidade de Aripuanã, passaram por um processo de capacitação nos dias 14 e 15 de agosto, com o intuito de aprimorar sua atuação no ensino de robótica por meio do sistema SimRobótica, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) nas escolas estaduais.
Nove profissionais das áreas de Ciências da Natureza e Matemática participaram da formação, que os preparou para desempenhar o papel de orientadores no desenvolvimento das aulas de robótica. Durante o curso, foram abordados tanto os aspectos teóricos quanto práticos do ensino de robótica, abrangendo princípios fundamentais da área, programação, noções de eletrônica básica, mecânica e a integração multidisciplinar.
Para a diretora da escola, Maria da Glória dos Santos, essa capacitação reflete o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento profissional e a qualidade da educação.
"A oferta do curso de robótica aos nossos profissionais é de extrema importância, sendo uma maneira de enriquecer o conhecimento que compartilhamos com nossos alunos. Compreendemos a relevância da tecnologia em nossa vida cotidiana, e essa iniciativa educacional contribui para a formação dos educadores que desempenharão um papel essencial na sala de aula", destacou.
A orientadora Laressa Reatti enfatizou que a formação permitirá que os professores maximizem o progresso dos alunos dentro da sala de aula.
"A robótica oferece um campo repleto de oportunidades para desenvolver habilidades valiosas, como pensamento lógico e trabalho em equipe. Os alunos envolvidos têm a chance de aprender a resolver desafios complexos, aprimorar suas capacidades de pensamento crítico e colaborar efetivamente com seus colegas. Tais habilidades certamente terão um impacto positivo em suas jornadas acadêmicas e profissionais futuras", explicou.
Para o professor Geanderson de Souza Neres, essa iniciativa representa uma oportunidade para debater o planejamento de aulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, bem como a metodologia ativa, que se coaduna com a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática) e promove a conscientização ambiental.
"As aulas de robótica têm o potencial de tornar o aprendizado mais dinâmico, desafiador e atrativo para os alunos. Por meio dessa abordagem, os estudantes podem absorver conhecimentos de forma prática e interativa, aplicando conceitos tanto na construção quanto na programação", acrescentou.
O coordenador pedagógico da escola, Caique Alves Rocha Dutra, enxergou a capacitação como uma oportunidade para os educadores expandirem suas perspectivas profissionais.
"Isso proporciona aos alunos um contato com a aplicação tecnológica na educação e os prepara para se destacarem no mercado de trabalho no futuro", afirmou.
A capacitação promovida está alinhada com as Políticas de Formação Continuada da Seduc-MT, que têm como foco a valorização e o aprimoramento profissional, contribuindo para a elevação da qualidade da aprendizagem na Rede Pública Estadual.