ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com os órgãos que compõem a Câmara Temática de Grandes Eventos, desenvolveu um plano estratégico visando garantir a segurança durante o jogo de futebol entre o Cuiabá Esporte Clube e o Flamengo, que ocorrerá na Arena Pantanal, em Cuiabá, neste domingo (06/08), às 19h. A expectativa é que mais de 40 mil torcedores estejam presentes para assistir à partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O plano abrange a mobilização de 230 policiais militares dos comandos regionais 1 e 2, com reforço do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Força Tática, Cavalaria e Batalhão de Trânsito, em colaboração com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.
Além do efetivo da Segurança Pública, serão empregados 320 profissionais do Cuiabá para controle de acesso dos torcedores e mais 295 da Unifort. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atuará no bloqueio e fiscalização da Rua Ranulfo Paes de Barros, na lateral da Arena Pantanal. A via será fechada três horas antes do jogo e, exclusivamente para essa partida, os portões do estádio serão abertos às 16h.
O comandante do 1º Comando Regional, coronel Wankley Correa Rodrigues, destacou que as equipes policiais trabalharão tanto dentro como fora do estádio para garantir um evento sem intercorrências. Ele ressaltou a importância do policiamento na chegada dos torcedores, nas concentrações e após o jogo, quando ocorre a aglomeração das torcidas.
O planejamento da Sesp inclui, ainda, o acompanhamento do Flamengo desde a chegada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o retorno para casa. O tenente-coronel Luís Fernando Oliveira Dias, do 10º Batalhão, enfatizou as ações para receber a equipe e os torcedores, como escoltas, segurança nos hotéis e orientações às torcidas, especialmente aquelas vindas de outras localidades.
A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pela Câmara Temática de Grandes Eventos, tenente-coronel PM Monalisa Furlan Toledo, alertou os torcedores sobre os objetos proibidos para acesso ao interior da Arena Pantanal, como recipientes, latas, copos térmicos, entre outros itens que possam ser mal utilizados ou arremessados. Bandeiras gigantes e fogos de artifício também estão na lista de itens não permitidos.
As instituições de segurança pública, justiça, esporte e lazer vêm trabalhando em conjunto com o Cuiabá Esporte Clube para proporcionar um evento seguro e grandioso aos torcedores.
Participaram do planejamento da Câmara Temática de Grandes Eventos a Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI), Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público (MP), Semob, Polícia Judiciária Civil, Cuiabá EC, Unifort, Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel) e Corpo de Bombeiros.