No clima da Copa do Mundo Feminina de Futebol o Museu vai promover atrações como Memoriball, Encontro de Colecionadores de Figurinhas e Artilheiro Adaptado. Exposição Rainhas de Copas também é uma pedida, para quem quer conhecer a história do futebol feminino
Data: 02/08/2023 - Por: Da Redação
O Museu do Futebol entra no clima da Copa do Mundo Feminina neste mês de agosto e preparou uma atraente programação para os apaixonados pelo esporte mais popular do país. Abrindo o primeiro fim de semana do mês, o Núcleo Educativo promete brincadeiras como Jogo de Memória, Futebol de Cinco (ou Futebol para Cegos) e uma visita mediada à exposição Rainhas de Copas. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
No primeiro sábado de agosto (5), os entusiastas já podem participar do tradicional Encontro de Colecionadores de Figurinhas, que acontece das 9h às 15h. Além disso, na Sala das Copas, das 14h às 15h, o time do Educativo traz o jogo Memoriball - Seleções. Nessa divertida atividade de memória, os participantes serão desafiados a reconhecer os escudos das seleções que participaram da Copa do Mundo.
No domingo (6), das 11h às 12h, na área externa ao lado da bilheteria, será realizada a atividade Artilheiro Adaptado - o Futebol de Cinco (ou Futebol para Cegos). Essa experiência foi criada para que o público possa vivenciar as especificidades da modalidade, como a função do chamador, a bola de guizo e a venda utilizada pelos jogadores de linha.
"Chuteira para Todas" é uma iniciativa imperdível! Os visitantes que doarem uma chuteira em bom estado e que não estão mais utilizando, terão entrada gratuita no Museu do Futebol e ainda poderão visitar a exposição Rainhas de Copas, que celebra e narra toda a trajetória do futebol feminino. Essa ação tem como objetivo beneficiar dois projetos sociais e um time de várzea que trabalham com mulheres na periferia de São Paulo.
O Museu do Futebol, localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (o Pacaembu), foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, conta de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e cultura. O museu é concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg e patrocínio de empresas como Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS, além do apoio do Mercado Livre, Evonik Brasil e Banco Safra. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, também conta com parcerias de Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL, e parceiros de mídia, como Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição Rainhas de Copas estará em cartaz até 27 de agosto, contando com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, Patrocínio da Goodyear, Rede e Sabesp, e o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre, todos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.