Participação ativa da primeira-dama Virginia Mendes é fundamental para fomentar as ações na Santa Casa, como ocorre com as melhorias e a assistência às famílias
Data: 31/07/2023 - Por: Da Redação
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, coordenou de perto o segundo mutirão de cirurgias no Hospital Estadual Santa Casa, por meio da unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). A visita ocorreu na última sexta-feira (28.07) e contou com a presença da diretora do hospital, Patrícia Neves. O mutirão faz parte do programa Fila Zero na Cirurgia, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas na rede pública de saúde do Estado.
Nesta etapa, foram realizadas 35 cirurgias infantis, e a previsão é de que até setembro sejam organizadas duas turmas de cirurgias para adultos e duas para crianças, totalizando cerca de 40 procedimentos em cada grupo. A diretora Patrícia enfatizou que os procedimentos prioritários serão aqueles com menor chance de complicações, permitindo que os pacientes recebam alta em até 24 horas após a cirurgia.
Virginia Mendes, madrinha da Santa Casa, ressaltou a importância dos atendimentos oferecidos pela unidade hospitalar e expressou sua gratidão aos esforços dedicados à realização das cirurgias. A primeira-dama acompanha de perto todas as ações da unidade e apoia as melhorias e assistência prestada às famílias.
O Hospital Estadual Santa Casa tem sido fundamental no atendimento de demandas cirúrgicas em diferentes especialidades e realiza internações de curto prazo. Além disso, atua em rede, atendendo municípios em todo o Estado, proporcionando o retorno ágil dos pacientes para suas cidades de origem.
Para garantir o sucesso do programa Fila Zero, é essencial que os dados dos pacientes aguardando cirurgias estejam sempre atualizados no sistema. A diretora ressaltou que a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde é fundamental para localizar os pacientes, e, por isso, foi disponibilizado um contato de WhatsApp para facilitar o processo de busca, inclusive fora do horário convencional.
O programa Fila Zero visa zerar a lista de espera para cirurgias em diversas áreas, como oftalmologia, ortopedia, ginecologia, urologia e outras. O governo estadual tem investido na ampliação dos serviços e na contratação de profissionais de saúde para agilizar os procedimentos. Além disso, o programa utiliza a tecnologia para possibilitar o acompanhamento online do processo, desde o cadastro até a realização das cirurgias.
O Governo de Mato Grosso busca com o "Fila Zero na Cirurgia" proporcionar atendimento médico de qualidade e mais ágil à população, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde pública do Estado.