A cerimônia do Casamento Abençoado está agendada para o dia 16 de setembro e contará com a participação de casais de outros 17 municípios
Data: 26/07/2023 - Por: Da Redação
A 2ª edição do projeto "Casamento Abençoado", idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, será realizada em setembro na região do Araguaia.
Esta será a 1ª etapa regional do projeto, com o município de Água Boa como polo central, englobando 18 municípios da região.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios participantes.
A cerimônia do Casamento Abençoado está agendada para o dia 16 de setembro e contará com a participação de casais de outros 17 municípios, incluindo Cocalinho, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo Santo Antônio, Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Araguaiana.
O objetivo do Casamento Abençoado é, além de regularizar a situação civil dos casais de baixa renda, fortalecer a instituição familiar. A primeira edição do evento foi realizada em Cuiabá em outubro de 2021, onde 1.500 casais tiveram seu sonho concretizado. Virginia Mendes, idealizadora e madrinha do projeto, destaca a emoção de testemunhar a alegria de cada família e a importância de celebrar a união conjugal.
A primeira-dama de Água Boa, Juliana Kolankiewicz, expressa sua felicidade em ser o município polo e agradece o apoio da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, no preparo do evento. A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, enaltece o entusiasmo da região do Araguaia em relação ao Casamento Abençoado, especialmente Água Boa, e destaca o compromisso do projeto em promover o acesso a direitos básicos para pessoas em vulnerabilidade social.
A organização do evento conta com parcerias importantes, como a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária, Ministério Público do Estado (MPE/MT), Tabelionatos Civis Municipais e Prefeituras Municipais, através das secretarias municipais de Assistência Social.
Os casais interessados em participar devem procurar os municípios que aderiram ao Termo de Adesão entre a Setasc e as prefeituras. Podem se inscrever casais com renda familiar de até três salários mínimos, tanto aqueles que já convivem maritalmente quanto aqueles que desejam se casar. A prioridade é dada aos casais inscritos no programa SER Família e pessoas inscritas nos programas de transferência de renda com o Número de Identificação Social (NIS) e CadÚnico. O Casamento Abençoado é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, visando promover a realização do matrimônio para pessoas em situação de vulnerabilidade social.