O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), celebra um balanço significativo do primeiro semestre de 2023, com diversas proposições que beneficiam a população do Estado. Atualmente, tramitam na Casa de Leis 5.379 proposições legislativas de sua autoria, algumas das quais já se tornaram leis em vigor.
Entre as leis mais recentes estão a Lei 12.076/23, que institui a campanha Junho Violeta, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e a Lei 12.099/23, que estabelece o projeto de preservação e educação ambiental "Nasce uma criança, planta-se uma árvore".
Nesta 20ª Legislatura da ALMT, o deputado Botelho apresentou 226 indicações, dezenas de moções, requerimentos e 90 projetos de lei, abrangendo temas como regularização fundiária, esporte, inovações para escolas, agricultura familiar, atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e saúde especializada.
Destaca-se o projeto de lei PL 1425/2023, que garante segurança jurídica para 80 mil famílias com imóveis localizados no Vale do Rio Cuiabá, beneficiando pescadores, extrativistas, pequenos produtores e remanescentes de quilombolas em 13 municípios.
Na área do esporte, o PL 1426/2023 incentiva aulas de artes marciais nas escolas públicas, considerando que a prática das técnicas de luta e defesa corporal é uma ferramenta de transformação social, ensinando disciplina e respeito aos jovens.
Outra importante atuação é o PL 50/2023, que declara as religiões de matriz evangélica como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, reconhecendo a missão desenvolvida nas igrejas pentecostais, tradicionais (como Batista, Metodista, Presbiteriana) e demais correntes não determinadas.
A produção sustentável e o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores também foram contemplados por Botelho, que viabilizou a perfuração de 25 poços artesianos em distritos, assentamentos e comunidades do entorno da Capital, beneficiando mais de 1600 famílias com água potável para consumo próprio e irrigação das lavouras.
Em uma gestão humanizada, o deputado atende diariamente sugestões de lideranças, vereadores e pessoas da sociedade, buscando políticas que acolham as necessidades da população. Além disso, propôs o PL 14/2023, estimulando a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em empresas que recebem incentivos fiscais do Estado, visando a reintegração social com autonomia financeira.
Botelho também indicou a transformação do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá em Hospital Materno Infantil, assegurando atendimento de excelência desde o pré-natal até a assistência integral à mãe e à criança.
Entre outros projetos de lei, estão o incentivo a mototaxistas e motoboys, a disponibilização de rede wifi nas unidades públicas de saúde, a proteção dos direitos das crianças e adolescentes nas festas populares e carnaval, o programa de valorização aos protetores de animais, e a política estadual de incentivo à geração de energia verde para pequenos produtores rurais.
O recesso parlamentar está previsto até o dia 28 de julho, após um semestre de trabalho intenso e voltado ao bem-estar da sociedade mato-grossense.