O local foi transformado em uma estrutura ampla e moderna, e a solenidade de entrega parcial das obras foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho
Data: 22/07/2023 - Por: Da Redação
A cidade de Cuiabá celebrou com entusiasmo a reinauguração do Mercado do Porto, também conhecido como mercado Antônio Moisés Nadaf.
O local foi transformado em uma estrutura ampla e moderna, e a solenidade de entrega parcial das obras foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho, do partido União Brasil.
Com cerca de 120 mil clientes mensais, o Mercado do Porto agora conta com 54 novos boxes destinados a lojas, farmácias e praça de alimentação, proporcionando maior comodidade aos visitantes. Para garantir ainda mais praticidade, será lançado, em breve, um cartão exclusivo do Mercado, vinculado à bandeira Brasil Card. Adicionalmente, o espaço receberá caixas eletrônicos do Banco24Horas, facilitando o acesso a serviços bancários.
Além das melhorias estruturais, o local oferecerá informações aos turistas interessados em explorar as belezas de Cuiabá e Mato Grosso, através da Central de Atendimento ao Turista.
A transformação do Mercado do Porto foi um momento emocionante para o deputado Botelho, que destacou a importância histórica dessa obra. Ele ressaltou sua conexão pessoal com a feira do Porto, que, nas décadas passadas, funcionava a céu aberto, sem qualquer estrutura. Agora, com a inauguração do novo espaço, há um motivo de grande alegria para todos, especialmente para os cuiabanos, que têm um apreço especial por feiras.
O deputado Botelho tem sido um defensor incansável do Mercado do Porto na Assembleia Legislativa. Ele foi o autor da Lei 11.511/21, que conferiu ao local o título de patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial. Além disso, em 2018, destinou recursos significativos para a revitalização do sistema de climatização do mercado. Por meio de emendas, também viabilizou melhorias essenciais para tornar o espaço mais adequado para a limpeza de peixes.
A nova estrutura do Mercado do Porto impressiona com sua funcionalidade e acessibilidade. Com dois pisos, o local oferece banheiros equipados para pessoas com mobilidade reduzida e 19 climatizadores internos, garantindo um ambiente confortável aos visitantes. Rampas e dois elevadores asseguram a acessibilidade em toda a área. No segundo piso, há uma área dedicada a 18 restaurantes e lanchonetes, proporcionando uma experiência gastronômica diversificada e agradável.
Para garantir o funcionamento durante a segunda etapa das obras, a gestão Emanuel Pinheiro montou 16 tendas climatizadas, cada uma com 10x10 metros, que abrigarão os permissionários até a conclusão total da reforma. São 153 varejistas que trabalham de terça-feira a domingo e oferecem uma variedade de produtos, incluindo peixes, verduras, legumes, cereais, doces e frutas.
A renovação do Mercado do Porto é um marco para a cidade de Cuiabá e reflete o compromisso com a preservação da história e o desenvolvimento contínuo do local, proporcionando uma experiência mais agradável e moderna para moradores e turistas que visitam essa importante feira.