Além de presidente do grêmio estudantil da escola, Felipe é exemplo de liderança e compartilha com os colegas a transformação que as aulas de música proporcionam
Data: 08/07/2023 - Por: Da Redação
Na Escola Estadual 'Elizabet Evangelista' em Rosário Oeste, a melodia envolvente da Banda de Percussão na quadra poliesportiva atrai a curiosidade dos estudantes, que se aproximam para ouvir e apreciar o ensaio dos 70 alunos que participam dessa atividade complementar no currículo de Artes (Educart).
Entre eles, o estudante Felipe Andrade Neves, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, se destaca não apenas como espectador, mas como protagonista.
Com sua Lira, ele se destaca na banda. Além de presidente do grêmio estudantil da escola, Felipe é exemplo de liderança e compartilha com os colegas a transformação que as aulas de música proporcionam.
"Participar da banda da minha escola deu mais sentido à minha vida", afirma, comparando seu crescimento nas artes com as demais atividades escolares.
"Considero a música importante para nossa integração na escola e posso dizer que, além de estimular a convivência social e a autoestima, também contribui para o meu desenvolvimento em sala de aula, especialmente em Matemática", conta.
Outro estudante que compartilha sua experiência na banda é Roberty da Costa Figueiredo, de 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio. Ele é o líder da bateria e muitas das habilidades adquiridas com os instrumentos musicais são transferidas para a sala de aula e para a convivência com seus colegas.
"Tocar um instrumento musical, por mais simples que seja, exige de nós um constante aprimoramento. Além de nos tornarmos cada vez melhores, essa percepção e rotina também nos levam a um considerável progresso na sala de aula. Lá, também precisamos ser os melhores com os livros, apostilas, Chromebooks, robótica educacional e plataformas digitais, por exemplo", afirma Roberty.
O professor do projeto Educart, responsável pelas aulas de Matemática e regente da banda, Alaercio Lemes, destaca que desde 2015 esse trabalho tem contribuído para a formação educacional e social dos estudantes. "Tanto Felipe quanto Roberty refletem as qualidades dos demais alunos que participam da banda ou que são apenas espectadores. Além da formação musical, trabalhamos conceitos matemáticos de forma interdisciplinar, como tempo, ritmo, divisão, disciplina, concentração, coordenação motora e, principalmente, liderança e protagonismo".
O regente observa que, além da banda, há também um Corpo Coreográfico composto por 14 alunos de diferentes turmas. "É impressionante o impacto que a música e a dança têm na vida desses jovens. A música é uma linguagem universal que cada vez mais une nossos estudantes em torno da cultura de paz na escola e do conhecimento. Eles precisam e terão sucesso na vida com base na educação que a Rede Estadual oferece. Nosso desafio no próximo semestre será formar uma nova turma para que os estudantes que apenas nos assistem sejam os próximos a integrar nossa banda".
As aulas com a banda acontecem cinco dias por semana, com aproximadamente 1 hora e meia de duração. Essa atividade conta com o apoio da administração escolar e pedagógica. "Em nossa escola, vejo que a música e a coreografia por meio das atividades da Banda de Percussão se tornaram uma oportunidade para os estudantes perceberem a criação, melhorarem sua expressão em sala de aula e em outras atividades, e também reduzirem os conflitos no pátio da escola. Além do conhecimento, isso transmite muita paz a todos", comemora a diretora Maria Celia Fernandes Martins.