• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Governador de Mato Grosso firma Pacto pela Governança da Água visando à preservação dos recursos hídricos

Além de Mato Grosso, outros estados brasileiros, como Amapá, Amazonas, Tocantins, Piauí e Maranhão, também já aderiram ao Pacto pela Governança da Água

Data: 07/07/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (05.07), o Pacto Pela Governança da Água, tornando Mato Grosso o primeiro estado do Centro-Oeste a assumir o compromisso de aprimorar o monitoramento e as políticas públicas ambientais relacionadas aos recursos hídricos. A solenidade ocorreu na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.

Ao assinar o pacto, o governador enfatizou a importância de aprofundar a governança da água, conhecer melhor os recursos hídricos do estado e implementar práticas de uso racional e inteligente. O objetivo é garantir a preservação desse recurso tão importante para a sociedade.

O pacto prevê o compartilhamento de informações, metodologias e conhecimento, visando aprimorar as políticas, programas e ações relacionadas à gestão dos recursos hídricos, saneamento e segurança de barragens. Além de Mato Grosso, outros estados brasileiros, como Amapá, Amazonas, Tocantins, Piauí e Maranhão, também já aderiram ao Pacto pela Governança da Água.

Durante a cerimônia, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou a importância da agenda da água para o país e elogiou o compromisso assumido pelo estado de Mato Grosso e pela ANA.

A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, destacou a abundância de recursos hídricos em Mato Grosso e sua relevância para o setor agropecuário brasileiro. Ela expressou sua satisfação com o compromisso firmado pelo estado em relação à gestão dos recursos hídricos.

Com a assinatura do pacto, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) assume a responsabilidade pela coordenação da implementação do acordo em Mato Grosso. A secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos, ressaltou a importância da integração entre o estado e a União para fortalecer os mecanismos de controle e garantir a segurança hídrica para a população de Mato Grosso.

O evento também contou com a presença do secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira, e do secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo.










Top