• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Medidas enérgicas contra o racismo: Polícia na Espanha poderá interromper partidas e evacuar estádios em resposta ao caso de Vini Jr

De acordo com o jornal, a polícia poderá instruir o árbitro a não iniciar, paralisar ou suspender temporária ou definitivamente uma partida quando o caso de discriminação for considerado grave

Data: 04/07/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Crédito Foto: Gazeta Digital

A discriminação racial sofrida por Vinícius Júnior durante a partida entre Valencia e Real Madrid, em 21 de maio, teve um impacto significativo no combate à discriminação na Espanha. O Ministério do Interior do país determinou que as forças de segurança poderão interromper jogos e até mesmo evacuar estádios em casos de racismo e xenofobia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal El País.

De acordo com o jornal, a polícia poderá instruir o árbitro a não iniciar, paralisar ou suspender temporária ou definitivamente uma partida quando o caso de discriminação for considerado grave. A evacuação do estádio poderá ocorrer se as forças de segurança interpretarem a situação como um caso urgente de segurança pública ou de risco grave. Até o final da última temporada, apenas a arbitragem tinha o poder de interromper uma partida.

A nova instrução será enviada nos próximos dias à Polícia Nacional, à Guarda Civil e ao governo espanhol. Se as interrupções temporárias não conseguirem resolver o episódio de discriminação, a polícia poderá sugerir a expulsão dos torcedores para que o jogo prossiga ou a suspensão definitiva da partida.

As medidas serão implementadas gradualmente e em comum acordo com os árbitros, mas está prevista uma decisão unilateral das forças de segurança caso todas as tentativas de restaurar a ordem tenham sido esgotadas e não haja possibilidade imediata de fazê-lo.

Vini Jr. foi alvo de insultos racistas pela torcida do Valencia durante uma partida válida pelo Campeonato Espanhol. O jogador brasileiro reclamou com o árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea, e o jogo foi interrompido por nove minutos. Vini Jr. seguiu no confronto, visivelmente revoltado e desestabilizado pelos adversários em campo.

No final da partida, Vini Jr. se envolveu em uma discussão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e acabou sendo expulso após acertar um soco no rosto do atacante Hugo Duro, mesmo tendo sido estrangulado pelo jogador adversário. O incidente ganhou repercussão mundial depois que Vini Jr. criticou a LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, pela falta de ações no combate ao racismo. A polêmica aumentou quando o presidente da LaLiga, Javier Tebas, criticou Vinícius por reclamar da postura da entidade diante dos casos de racismo.

Vinícius Jr. tem sido constantemente alvo de perseguição por jogadores e torcedores rivais há pelo menos duas temporadas. O atacante alertou para a imagem negativa que a Espanha transmite ao permitir que esses ataques ocorram na principal competição esportiva do país. Após o incidente, o Valencia foi multado e parte do seu estádio foi fechado. Três jovens foram detidos por insultarem o jogador e atualmente enfrentam acusações de crime de ódio. A próxima temporada terá início em agosto.










Top