• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Técnicos ambientais são capacitados sobre destinação sustentável de resíduos orgânicos

Conforme o secretário da SEMMADRS, Célio Santos, a gestão municipal se preocupa com a capacitação de seus servidores e acrescenta

Data: 05/04/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Ao menos 11 técnicos ambientais, funcionários da área de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), participaram da capacitação sobre destinação sustentável de resíduos orgânicos, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

“A palestra abordou o novo Programa Nacional de Bioinsumos, criado no ano de 2020 que tem o objetivo de fortalecer a utilização de biofertilizantes no desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Importante ressaltar que os benefícios da utilização de biofertilizantes são os impactos positivos alcançados a médio e longo prazo na economia, no social e no meio ambiente, bem como os benefícios para a agricultura em geral”, explicou Edpson Morbeck Junior, coordenador de Fiscalização Ambiental em Várzea Grande.

A capacitação foi ministrada por Brener Magnabosco Marra que é engenheiro agrônomo, mestre em Fitopatologia, doutor em Biologia Celular e Molecular com pós-doutorado em Ciências Ambientais. Atualmente é professor na Universidade Federal de São João Del Rei, na área de Biotecnologia e Bioprocessos.

“Também aprendemos sobre a gestão de resíduos orgânicos, a exemplo da forma de acondicionamento, tratamento em sistemas de compostagem e destinação final. Bem como, os problemas que a destinação e gestão incorreta dos resíduos orgânicos podem trazer ao meio ambiente e a sociedade”, disse Edipson.

O coordenador pontuou ainda outros tópicos aprendidos: facilidades e dificuldades no trato dos resíduos orgânicos, na implantação do sistema de compostagem, as dificuldades de gestão quanto às econômicas, políticas e culturais. Além de comprovação científica de que o uso de biofertilizantes trazem maiores benefícios do que o uso de fertilizantes químicos atualmente utilizados  na agricultura brasileira a exemplo das culturas de soja, milho, feijão, cana, entre outros.

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Célio Santos, a gestão municipal se preocupa com a capacitação de seus servidores e acrescenta que todo conhecimento adquirido será repassado aos pequenos produtores do município.

“O tratamento de resíduos orgânicos da indústria ou da criação de gado, possibilita transformar este material em insumos e fertilizantes, esse é um assunto central na discussão mundial de boas práticas. Vemos que existem formas de tratar os resíduos, tanto da produção animal, como industrial, e obter uma cadeia significativa da industrialização produzindo adubo orgânico. É muito importante que isso seja fomentado e, com certeza, essas boas práticas serão repassadas aos pequenos produtores em Várzea Grande”, destaca.

A palestra "Legislação de Resíduos Orgânicos",  também abordou questões legais, forma de acondicionamento interno, tratamento em sistemas de compostagem e destinação final dos resíduos.

 

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande







Top