A piscina olímpica que faz parte do complexo esportivo da Arena Pantanal, em Cuiabá, está em funcionamento desde o ano de 2007, contudo sem nunca ter uma estrutura que de fato fizesse justiça à sua importância como arena de competições. Isso porque tem medidas olímpicas de 50m x 25m e profundidade de 2,15m, e já poderia ter sido palco de grandes eventos esportivos ao longo dos anos, mas não foi o que se viu.
Harvey Brizola, presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso, lamentou as atuais condições do complexo, quando questionado se a falta de aparelhos esportivos de piscinas seria um impeditivo para o crescimento da natação em Mato Grosso.
De acordo com Brizola, não chega a ser um impeditivo, mas a obra não foi concluída até hoje. “A piscina está pronta, mas não tem vestiário, não tem banheiro. Mas este ano vai começar um projeto. Já está em andamento a reforma da piscina. Vai ser construída uma parte de arquibancada, banheiros e tudo o mais. Este ano a gente espera que ela se complete".
O presidente da Federação de Desportos Aquáticos disse ainda que tem usado a piscina para treinamento esses anos todos, com a realização de competições, mas alugando tendas e banheiros para que tudo aconteça. As duas únicas piscinas olímpicas de Mato Grosso são as da Arena e a piscina da Universidade Federal de Mato Grosso.
A reportagem do PNB Online entrou em contato com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para saber quais as atuais condições da piscina. De acordo com a Secel, “está sendo realizado uma completa reforma estrutural na piscina olímpica do Complexo Arena Pantanal.
Em fase atual de retiradas e demolição, a intervenção consiste ainda na restauração de partes hidráulicas, instalação de novo sistema de bombas e reforma da Casa Subterrânea, impermeabilização, instalação de iluminação interna, substituição de todo o revestimento e intervenções ao redor. A conclusão está prevista para o segundo semestre.
Além dessa reforma completa na piscina, a Secretaria iniciou o processo de licitação para construção de arquibancada e vestiários no local. O certame deve ser aberto ainda no primeiro semestre deste ano”.
De acordo com Harvey Brizola, o calendário de competições de natação deste ano está definido com sete campeonatos em sete cidades. O primeiro será no dia 25 de março em Sapezal. Os próximos serão realizados em Sinop, Rondonópolis, Nova Mutum, Sorriso, Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
Fonte: PNB Online