• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Capoeirista é rainha do Carnaval pelo 5º ano consecutivo

Izzy é natural de Várzea Grande e já desfilou pela escola Estação Primeira de Mangueira, na Sapucaí, no Rio de Janeiro

Data: 20/02/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Pelo 5º ano consecutivo, a passista Izzy Lima mantém o posto de rainha do carnaval de Cuiabá, que este ano foi batizada de “Folia Cuiabana”, e conta com 6 dias de muita festa em 3 principais pontos da Capital. Izzy é natural de Várzea Grande e já desfilou pela escola Estação Primeira de Mangueira, na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

 

Ao GD, a rainha contou um pouco de sua carreira e das expectativas para a maior festa popular do Brasil. 

 

Izzy foi eleita pela primeira vez rainha do Carnaval de Cuiabá em 2019, quando a capital mato-grossense completava 300 anos. No ano seguinte, manteve o posto. Em 2021 não teve festa devido à pandemia de covid-19 e em 2022 ela continuou a frente do carnaval cuiabano realizado fora de época, visto que não houve novo concurso.

 

Ao GD, a musa relembrou que antes de concorrer e ser eleita rainha da folia já havia concorrido outras vezes e perdeu. 

 

Reprodução/Instagram

Izzy Lima

 

“Me tornei rainha do Carnaval depois de 20 anos sem concorrer. Quando tinha 19 anos, participei do concurso e não tirei nem o terceiro lugar. Queria competir e tirar pelo menos o segundo ou terceiro lugar. Fiquei muito chateada! E falei que nunca mais ia participar de concurso nenhum em Cuiabá”, disse. 

 

No ano em que a Capital mato-grossense completaria 300 anos, em 2019, com mais experiência de vida e de Carnaval, Izzy Lima decidiu novamente concorrer ao título e, desta vez, conseguiu. Até hoje a musa representa o carnaval de Cuiabá.

 

Reprodução/Instagram

Izzy Lima

 

“Com mais experiência e foco no que queria, fui com a cara e a coragem. Venci e me tornei rainha dos 300 anos. De lá para cá, teve a pandemia, não teve mais concurso e continuo sendo rainha do Carnaval de Cuiabá”.

 

Um marco na vida pessoal e profissional de Izzy e para Cuiabá, que completava 3 séculos de muita história e tradição.

 

Homenageada do Prêmio Jejé de Oyá

Envolvida desde criança com o Carnaval e frequentando todos os dias de festa, Izzy Lima também será uma das homenageadas da segunda edição do Prêmio Jejé de Oyá 2023. Premiação criada em alusão ao carnavalesco mais conhecido de Cuiabá. A premiação contempla pessoas pretas que se destacam em diferentes atuações da baixada cuiabana.

 

“Estou muito feliz [...] fui convidada no ano passado. Meu irmão, mestre de capoeira, foi homenageado na primeira edição e, neste ano serei a homenageada”, contou.

 

 

 

A segunda edição do prêmio Jejé de Oyá conta uma vasta programação, que inclui rodas de samba e o baile "podre de xique". Você pode conferir clicando aqui.

 

Izzy Lima dos Santos

Izzy Lima foi convidada para representar o Brasil em um festival cultural na China e no Oriente Médio. Depois, desfilou pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, no carnaval de 2013, quando o enredo foi uma homenagem à Capital de Mato Grosso. 

 

Reprodução/Instagram

Izzy Lima

 

Izzy também ministra aulas de capoeira em sua casa e é árbitra da modalidade. Apaixonada pela musculação, a musa mantém uma cronograma de treinos com muita dedicação. Falta tempo para tantas funções!

 

Já representou blocos carnavalescos como Unidos do Araés, Confraria do Bode e Banana da Terra.  

 

Outros Reis e Rainhas do Carnaval cuiabano

Ygor Santos, 30, foi rei do carnaval de Cuiabá de 2017. Ao GD, o rapaz contou que nunca havia participado de nada parecido e e foi eleito na primeira vez que participou. Ator e bailarino, Ygor é filho de músico e sempre acompanhou o pai onde tocava.

 

“Soube do concurso divulgado e fui na cara e na coragem. [...] as pessoas começaram me incentivar para participar do concurso, participei e acabei ganhando no ano de 2017 e depois disso continuei envolvido”, contou para a reportagem. 

 

Paola Moraes, 25, foi a rainha de 2016. Eleita pelos jurados numa competição com o total de 17 candidatos entre homens e mulheres. Ativa no Carnaval desde criança, a jovem também é de família de músicos e foi rainha da festa cuiabana com apenas 19 anos.

 

“A coroa de rainha de Carnaval é o sonho de toda mulher que é do meio carnavalesco. Conquistar essa faixa é algo muito incrível, foi maravilhoso. Estou até hoje nesse meio vivendo experiências únicas. Cada ano, cada apresentação é uma experiência única e é isso que nos motiva estar sempre nos preparando para o Carnaval”, contou.

Jolismar Bruno

Paola e Ygor carnaval

 

Paola e Ygor se apresentaram no lançamento do carnaval 2023, na sede da secretaria de cultura de Cuiabá, na segunda-feira (06).

 

Fonte: Gazeta Digital










Top