Cinco jogadores que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, na melhor campanha da história do Dourado na competição, foram promovidos ao time principal do Cuiabá: o zagueiro João Maranini (20 anos), o volante Ricardo Cerqueira (20 anos), o meia Rikelme (19 anos), o atacante Gabryel Freitas (20 anos) e o goleiro Vinicius Peruchi (19 anos), que já integrava o profissional desde a temporada 2022.
O quinteto iniciou os treinamentos com o grupo na semana passada e estão à disposição da comissão técnica comandada pelo português Ivo Vieira. Eles, inclusive, foram relacionados e iniciaram no banco de reservas o duelo contra o Mixto, na estreia do Mato-grossense, com exceção do goleiro Vinicius Peruchi – o atacante Gabryel Freitas entrou na partida e ajudou na goleada por 4 a 1.
Os jovens também poderão atuar pelos times sub-20 e sub-23 do Dourado durante o ano. No ano passado, eles disputaram a Copa Verde quando o Cuiabá mandou um time alternativo ao torneio e também fizeram parte da campanha do histórico título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com exceção do atacante Gabryel Freitas.
– A estruturação e o trabalho intenso na nossa base vêm dando resultado. A maior meta é revelar jogadores para o time principal. O investimento na base do Cuiabá aumenta a cada ano e já podemos ver o resultado dentro e fora de campo – disse Pedro Smania, coordenador da base do Cuiabá.
Gabryel e Rikelme foram os artilheiros do time na Copinha, com quatro gols cada e João Maranini, capitão da equipe na competição, também anotou um gol, assim como o volante Ricardo Cerqueira. O goleiro Vinicius Peruchi também teve atuação destacada na Copa São Paulo, especialmente na partida contra o Capivariano, pela segunda fase.
Ficha dos atletas
Vinicius Pasquini Peruchi
09/06/2003
Curitiba-PR
O goleiro Vinicius Peruchi chegou ao Dourado em 2021 após ser revelado pelo Rio Branco-SP. Ao todo já soma 22 jogos pelo clube entre Copa FMF, Copa Verde, Mato-grossense sub-20 e Brasileirão de Aspirantes.
João Victor Araújo Maraninir
20/07/2002
Cuiabá-MT
Capitão da equipe na Copa São Paulo, João Maranini foi revelado pelo Cuiabá e tem ainda uma passagem pela Ferroviária (SP) entre 2020 e 2021. De volta ao Dourado na temporada passada, atuou em jogos da Copa FMF, Copa Sul-Americana, Copa Verde, Mato-grossense Sub-20 e Brasileirão de Aspirantes.
José Ricardo Batista Cerqueira
29/12/2002
Santanópolis-BA
Ricardo Cerqueira iniciou a carreira no Sergipe-PE e jogou ainda pelo Capivariano antes de chegar ao Dourado. Ele também fez parte do elenco campeão do Brasileirão de Aspirantes e também chegou a ser relacionado na reta final da Série A 2022. Neste ano, o Dourado exerceu a compra de 60% dos direitos econômicos do atleta junto ao Capivariano, com opção de compra de mais 15% no decorrer do vínculo válido até 2027.
Rikelme Hernandes Amorim Rocha
Data de nascimento: 16/07/2003
Cuiabá-MT
Rikelme chegou ao Cuiabá em 2018 aos 15 anos para a disputa do Estadual da categoria, e já atuou pela equipe profissional em algumas partidas entre 2021 e 2022, inclusive na Série A 2022. Também fez parte do elenco campeão do Brasileirão de Aspirantes no ano passado.
Gabryel Vinicius Araújo Freitas
Santana de Parnaíba-SP
28/10/2022
Gabryel chegou em setembro de 2022, vindo do Ska Brasil-SP. Esteve presente na disputa da Copa Verde, pelo Dourado, e anotou um dos gols na vitória sobre o Costa Rica-MS, na primeira fase.