O Mixto dominava as conquistas do Campeonato Mato-grossense no começo dos anos 80. Havia sido tetracampeão consecutivo de 79 a 82, mas em 1983 perdia o reinado para o Operário. Em 1984 era o tira-teima dessa rivalidade, que é até hoje a maior em Mato Grosso.
Os dois times chegaram à fase final da competição com mais duas equipes: União e Barra do Garças. Nesta fase decisiva, os quatro times jogaram todos contra todos em dois turnos. Quem somasse mais pontos seria campeão – na época, a vitória valia dois pontos e o empate um.
Mixto e Operário chegaram na última rodada para se enfrentarem com seis pontos ganhos cada um. Uma verdadeira final. A partida foi realizada no dia 15 de dezembro de 1984, no estádio Verdão. Quem vencesse era campeão. Uma vez que o União tinha cinco pontos e não alcançaria nenhum dos dois mesmo em caso de vitória diante do Barra.
O Operário, inclusive, havia vencido o clássico no primeiro turno por 1 a 0 – gol de Dito Siqueira. Para muitos era o favorito para esta decisão. Mas a camisa alvinegra pesou. A vitória do Mixto por 2 a 0, gols de Sérgio Luís e Luizinho (veja no vídeo), decretou mais um título para a fanática torcida mixtense, que comemorou muito no Verdão.
*Contribuição de levantamento de dados de Sérgio Santos, e acervo em vídeo de Macedo Filho.
Fonte: Novo Mixto