• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Com escalada da covid, SES notificará prefeitos sobre medidas

Exemplo do avanço da doença é representado no painel da covid-19

Data: 29/11/2022 - Por: Gazeta Digital


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Secretaria de Estado de Saúde (SES) encaminhará recomendação aos municípios quanto ao uso de máscara. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira (29) pela secretária responsável pela pasta, Kelluby de Oliveira. O anúncio se dá após alta nos números da covid-19 em Mato Grosso nas últimas semanas. O estado tem replicado cenário nacional, que apresentou aumento da doença pelo oitavo dia consecutivo nesta terça-feira.

 

Exemplo do avanço da doença é representado no painel da covid-19. Na plataforma, 9 cidades aparecem com classificação de risco alta para a doença. O volume contrasta com os meses de estabilidade da doença em que o risco de todos os 141 municípios ficou na classificação baixa.

 

Divulgação / SES

9 cidades em risco covid

 

Diante deste cenário, a secretária afirmou que realizou reunião de urgência do Centro de Operações de Emergência (COE). Como resultado do encontro, a recomendação será encaminhada a todas as cidades.

 

Ao falar da decisão, Kelluby relembrou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que atribuiu aos municípios a competência sobre o controle da doença. E frisou ainda que a SES tem atuado dentro de sua esfera, orientando e garantindo a disponibilidade das vacinas.

 

"Cabe à SES fazer as recomendações, que é o que está sendo feito, fazer as orientações e disponibilizar as vacinas, que é o que a SES tem feito continuamente. Contudo, foi feita uma reunião do COE na semana passada", disse.

 

"A ata deve ser assinada por todos os setores ainda hoje e devolvida a todos da Secretaria e, com isso, a Secretaria pretende fazer formalmente fazer uma notificação aos 141 municípios pedindo essa ajuda. Passando formalmente essa orientação, embora o Coseme participe do COE e saiba de tudo que está acontecendo", acrescentou.

 

Questionada sobre a postura da prefeitura de Cuiabá, que afirmou estudar a possibilidade do retorno do uso de máscaras, a secretária elogiou o posicionamento do município.

 

"Cabe ao município prevendo que realmente houve um quantitativo, que os leitos estão mínimos, cabe à competência do município avaliar e realmente determinar a volta do uso da máscara ou não. Então, eu acho pertinente a avaliação do município", avaliou.







Top