Com uma campanha sólida durante a temporada, o goleiro Walter vem sendo fundamental para o Cuiabá alcançar seus objetivos dentro da competição. O arqueiro tem a menor média de gols sofridos na história dos pontos corridos (2003-2022). A atuação de gala diante do Bragantino na última rodada rendeu ao jogador um lugar na seleção do prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet 2021.
Destaque do time mato-grossense, Walter É também um dos goleiros menos vazados na competição nacional (0,8 gol sofrido por jogo), que dá menos de um gol sofrido por jogo. Nessa estatística, o goleiro está empatado com Everson do Atlético-MG E Daniel do Internacional.
Walter também é um dos jogadores da posição que ficou mais minutos sem sofrer gol na competição, ficando atrás apenas de Everson, Fernando Miguel do Atlético-GO e Mailson do Sport.
A cerimônia do Bola de Prata acontece depois de um dia da última rodada do Brasileirão. A premiação é realizada anualmente no futebol brasileiro, foi criada em 1970 pela revista Placar, e é organizada pela ESPN desde 2016, elegendo os melhores jogadores do Brasileirão.
Confira a seleção da Bola de Prata após 29 rodadas:
Goleiro: Walter (Cuiabá),
Lateral direito: Aderlan (RB Bragantino),
Zagueiro: Júnior Alonso (Atlético-MG),
Zagueiro: Léo Ortiz (RB Bragantino) e
Lateral esquerdo: Filipe Luís (Flamengo);
Volante: Willian Arão (Flamengo),
Meio-campo: Edenílson (Internacional),
Meio- campo: Nacho Fernández (Atlético-MG)
Meio campo: Gustavo Scarpa (Palmeiras);
Atacante: Artur (RB Bragantino)
Atacante: Hulk (Atlético-MG)
Técnico: Renato Gaúcho (Flamengo).