Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Secretaria Municipal de Esportes de Sorriso é alvo do Gaeco em suposto esquema de 'rachadinha'

A rachadinha se trata de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido.

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 18/08/2021 - Por: Fernando Soares

A Prefeitura Municipal de Sorriso (420 quilômetros de Cuiabá) e a Secretaria Municipal de Esportes foram alvos de busca e apreensão do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal) e do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta quarta-feira (18). A operação foi deflagrada para investigar um esquema de ‘rachadinhas’ e a denúncia seria contra o prefeito Ari Lafin (PSDB).

Além disto, estão sendo cumpridos também ordens judiciais na casa do secretário de Administração, Estevan Hungaro Calvo, o secretário-adjunto Nelson Campos, e de uma servidora. Os funcionários ficaram impedidos de entrar câmara municipal até que o Gaeco concluísse seus trabalhos.

Estevam afirmou à imprensa que se trata de um inquérito policial do ano de 2017, período eleitoral e que a denúncia teria sido feita por um adversário da época. “A gente recebe isso ainda de cunho eleitoral, é uma busca e apreensão dentro do inquérito, no qual eles vieram aqui buscar documentos, entregamos o que eles nos solicitaram e estamos à disposição da justiça para esclarecer qualquer fato”, explicou.

De acordo com o gestor, “há uma denúncia de que supostamente o prefeito Ari teria cobrado valores de servidores comissionados por mês, o que entendemos que isso não procede, eu como secretário de administração nunca recebi um pedido desse”, pontuou.

Entenda

A rachadinha se trata de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido.

Outro lado

"Em relação à operação do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO) ligado à Procuradoria de Justiça Especializada, a Prefeitura Municipal de Sorriso esclarece que:

- Trata-se de um mandado de busca e apreensão emitido pelo Tribunal de Justiça sob denúncia de supostos fatos ocorridos em 2017, de que haveria prática de cobrança de contribuições pecuniárias de servidores comissionados.

- A Prefeitura Municipal de Sorriso pontua ainda que todos os documentos solicitados pelo NACO nesta manhã (18) já foram entregues e, que bem como, as partes citadas estão à disposição para quaisquer esclarecimentos que a Justiça achar necessário.

A Administração Municipal recebeu com tranquilidade a equipe de investigação do NACO ciente de que se trata de uma denúncia com resquícios eleitorais.

A Administração Municipal de Sorriso reafirma mais uma vez que está à disposição do Poder Judiciário para demais esclarecimentos necessários à conclusão da investigação, para o devido arquivamento do inquérito."

 

 

 

Por: Fernando Soares