Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Mesa do Conselho da FIFA estende medidas temporárias sobre a liberação de jogadores e períodos de registro

No contexto dos desafios que permanecem para o futebol nacional e internacional devido à pandemia COVID-19

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 05/02/2021 - Por: Da Redação

No contexto dos desafios que permanecem para o futebol nacional e internacional devido à pandemia COVID-19, o Bureau do Conselho da FIFA decidiu fornecer flexibilidade adicional em relação à liberação de jogadores para funções de seleção nacional e ao registro de jogadores com clubes em competições que permanecem interrompidas pela pandemia.

Antes da próxima janela internacional para mulheres e homens, e após o feedback positivo recebido da comunidade do futebol sobre as medidas temporárias implementadas no ano passado, o Bureau decidiu estender as emendas aos Regulamentos sobre o Status e Transferência de Jogadores que regem o liberação de jogadores para funções na seleção nacional até o final de abril de 2021.

As alterações temporárias serão estendidas da seguinte forma:

  1. Estas alterações temporárias se aplicam a todas as janelas internacionais do futebol masculino, feminino e futsal programadas até o final de abril de 2021.
  2. Todos os jogos internacionais que ocorrem nessas janelas são obrigados a aplicar o FIFA Voltar para Futebol - Protocolo de Jogos Internacionais ou um protocolo equivalente da confederação relevante em conformidade com o referido protocolo.
  3. As regras relativas à liberação de jogadores para times de federação aplicam-se normalmente, exceto quando:
    1. há um período obrigatório de quarentena ou auto-isolamento de pelo menos cinco (5) dias após a chegada em:
      1. a localização do clube que tem a obrigação de liberar o jogador para uma equipe de federação; ou
      2. o local onde uma partida de equipe representativa está agendada para acontecer; ou
    2. há uma restrição de viagem de ou para qualquer local (a. ou b. acima); e
    3. uma isenção específica das autoridades competentes em relação às decisões acima não foi concedida aos jogadores de uma equipe representativa.

Da mesma forma, a fim de manter a flexibilidade necessária que reflete as circunstâncias diversas e variadas em todo o mundo, a Mesa decidiu prorrogar as medidas temporárias que foram introduzidas no ano passado com relação ao registro de jogadores.

Como consequência, os jogadores podem ser registrados em no máximo três clubes e podem jogar partidas oficiais por três clubes durante uma temporada.

As associações podem:

  • a qualquer solicitação de estágio para estender ou alterar a data de início e término da temporada;
  • solicitação de prorrogação ou alteração de seus períodos de registro já iniciados, desde que sua duração atenda ao limite máximo (ou seja, 16 semanas); e
  • pedido de alteração ou adiamento dos períodos de registo que ainda não foram iniciados, desde que a sua duração respeite o limite máximo (ou seja, 16 semanas).

A FIFA, junto com as confederações e associações membros, continuará monitorando a situação em todo o mundo, trabalhando junto com eles para garantir a saúde de todos os envolvidos nos próximos jogos internacionais.