Untitled Document
Cuiabá , MT - -


HISTÓRIA DE SUCESSO Cuiabá EC, da Escolinha do Gaúcho à Série A do Brasileirão

Depois de 35 anos Mato Grosso tem um clube na Série A do Campeonato Brasileiro da primeira divisão WISLEY TOMAZ DA REDAÇÃO/PNB

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 25/01/2021 - Por: Da Redação

O Cuiabá Esporte Clube está na Série A do Campeonato Brasileiro 2021! Um feito inédito para um time de apenas 19 anos de fundação e orgulho para os mato-grossenses. O último time de Mato Grosso na elite do futebol nacional foi o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense (C.E.O.V), 1986. Sendo que Mixto e Dom Bosco também estiveram na Série A.  Para chegar na elite, o Cuiabá passou por três divisões: D, C e B. 

 

O empate do CSA (AL) com Brasil (RS) na noite desta sexta-feira (22) classificou o Cuiabá para a primeira divisão do futebol nacional. Isso porque o time alagoano, com a vitória do Juventude diante do Avaí, caiu para 5º colocado na competição, e precisaria de 4 pontos para alcançar  o Cuiabá, que tem 61, e só tem mais um jogo pela frente. Com o empate, o CSA somou 57 pontos e vai disputar a quarta colocação com o Juventude, que agora tem 58 pontos.

 

O Cuiabá jogou com o Sampaio (MA) Corrêa na noite de sexta-feira (22) e já classificado acabou derrotado pelo placar de 3 a 1.  O Dourado finaliza sua participação na Série B do Brasileirão enfrentando o CRB (AL) e já começa o planejamento para a estreia na elite do futebol brasileiro.

 

O técnico do Cuiabá, Allan Aal, que chegou ao clube após a partida do treinador Marcelo Chamusca para o Fortaleza (CE), falou sobre a conquista da classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro. Aal teve dificuldades para colocar seu estilo de jogo no Dourado, vivendo um mau momento no início, com uma sequência de derrotas e até críticas de parte dos torcedores, mas conseguiu implantar sua metodologia até a conquista do acesso.

AssCom/ Dourado

Alan Aal

 

 

“Parabéns para todos nós, porque nosso acesso foi conquistado durante toda a competição, ganhando de equipes que também brigavam pelo G-6 e tivemos competência e qualidade para vencer. Acredito que entramos para uma história positiva do Cuiabá, levando o Cuiabá para Série A, o que não acontecia há 35 anos com uma equipe do Estado de Mato Grosso. Então, temos que comemorar e ficarmos felizes. Já que passamos por uma situação inusitada, pois ficamos sabendo que havíamos conquistado o acesso antes de começar o jogo com o Sampaio Corrêa e foi natural que houvesse uma desconcentração e perdemos a partida. Mas, nada disso tira o brilho a qualidade do trabalho e a entrega desses jogadores, que fizeram por merecer colocando o Cuiabá na primeira divisão”. 

  

Veja abaixo cronologicamente como foi a história do Cuiabá até chegar a Série A do Campeonato Brasileiro:

 

O nascimento do clube e os primeiros anos - 2001/2008 

 

Craques do Rádio

Cuiabá 2003

Cuiabá Esporte Clube 2003 - ano do primeiro título mato-grossense.

O Cuiabá Esporte Clube teve sua origem em um centro de treinamentos com enfoque nas categorias de base chamado "Escolinha do Gaúcho", uma referência ao ex-jogador e fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, que morreu no ano de 2016. Até o fim de 2002, o time competiu apenas em campeonatos amadores de Mato Grosso. No ano seguinte, em 2003, houve a alteração do nome e desde então o Cuiabá Esporte Clube tornou-se uma equipe profissional, fazendo a sua estreia no Campeonato Mato-Grossense daquele ano.

Craques do rádio

Gaúcho

O presidente e fundador Luis Carlos Tóffoli, o Gaúcho, e o técnico Oscar Conrado na campanha do bicampeonato mato-grossense do Cuiabá - 2004.

Nos primeiros anos competindo na elite estadual, o Cuiabá foi bicampeão mato-grossense, em 2003 e 2004. Já a nível nacional, estreou na Série C do Campeonato Brasileiro com vitória por 4 a 3 diante do Jacira (MT) e liderou o Grupo 13, que contava também com o Chapadão (MS) e correspondia a primeira fase da competição. Pela segunda fase, diante do Palmas (TO), após dois jogo terminados em 1 a 3 a eliminação veio nos pênaltis com o placar de 4 a 2 para os visitantes. Em 2004 a história se repetiu, com a classificação na fase de grupos e a eliminação na segunda fase, desta vez diante do Gama (DF). Pela Copa do Brasil estreou em 2004 diante do Goiás (GO). 

Entre os anos de 2007 e 2008 o time passou por um período de licenciamento, sendo o fator financeiro uma das principais razões. Nesse mesmo período a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Neponuceno, os outros dois sócios do Cuiabá Esporte Clube, foi desfeita.

 

 A reestruturação, novas conquistas e os primeiros acessos - 2009/2013

 

Craques do Rádio

Cuiabá 2011

Time Campeão Estadual em 2011.

No ano de 2009, o Cuiabá retomou as suas atividades depois de ter sido adquirido pelo Grupo Dresch, proprietário da Drebor Borrachas Ltda, principal patrocinadora do time desde a sua criação. Ainda em 2009, disputou a Copa Mato Grosso e a segunda divisão do Campeonato Mato-grossense, sendo vice-campeão, garantindo assim o retorno da equipe a divisão de elite do campeonato estadual. No ano seguinte, o Cuiabá conquistou o primeiro título desde o seu licenciamento, a Copa Mato Grosso, diante do Operário de Várzea Grande.

 

Em 2011, o Cuiabá voltou a ser campeão estadual após sete anos. Além disso, fez a sua única participação na Série D do Campeonato Brasileiro, sendo promovido, após conquistar o terceiro lugar na classificação geral da competição. A terceira participação do time na Série C foi em 2012, e, graças a uma confronto direto contra o Salgueiro na última rodada, o time evitou o rebaixamento. No início da temporada de 2013, o Cuiabá conquistou mais um campeonato estadual, diante do Mixto. Já no Campeonato Brasileiro, assim como no ano anterior, a permanência do Cuiabá na Série C também foi definida na última rodada, graças a uma combinação de resultados.

 

 

Um título nacional, com a conquista da Copa Verde, e estreia na Sul-Americana - 2014/2017 

 

Craques do Rádio

Cuiabá 2015

 

Na temporada seguinte, em 2014, o Cuiabá conquistou seu quinto título no campeonato estadual, sendo esse o último conquistado no Estádio Eurico Gaspar Dutra, também conhecido como Dutrinha. Isso por conta da inauguração da Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que tornou-se o novo estádio para a grande maioria dos times das cidades de Cuiabá e Várzea Grande desde então. O Dourado fez seu jogo de estreia na Arena Pantanal diante do Internacional, pela segunda fase da Copa do Brasil de 2014.

 

No ano de 2015, o Cuiabá foi campeão pela terceira vez consecutiva do Campeonato Mato-Grossense, somando um total de seis títulos. Essa temporada também é relevante na história do clube graças a conquista do seu primeiro título regional, a Copa Verde de Futebol. Na ocasião, Cuiabá e Remo protagonizaram uma das finais mais surpreendentes do futebol brasileiro, jogo que ficou conhecido como "O Milagre do Pantanal" e "Cuiabaço". Consequentemente, o time garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2016, a primeira competição internacional do Dourado.

 

Em 2016, além de disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá venceu a Copa FMF, tornando-se bicampeão da competição. Esse ano também foi marcado pela estreia do time em competições internacionais, sendo a primeira equipe de futebol de Mato Grosso a realizar o feito.

 

Isso porque, graças a conquista da Copa Verde de 2015, o Cuiabá participou da Copa Sul-Americana, jogando a segunda fase contra a Chapecoense, vencendo na Arena Pantanal e sendo derrotado, e também eliminado, pelo time catarinense no jogo de volta, em Chapecó. No ano seguinte, o Cuiabá conquistou seu sétimo título do Campeonato Mato-Grossense e atingiu a marca de terceiro maior campeão estadual, desde a criação da competição, em 1943.

 

 

 O acesso a Série B, o enea mato-grossense, o Bi da Copa Verde e o acesso a Série A - 2018/2021

 

AssCom/ Dourado

Copa Verde

 Campeão da Copa Verde em 2019 

Na temporada subsequente, em 2018, o Cuiabá conquistou o oitavo título estadual, de maneira invicta. Já na segunda metade do ano, na disputa do Campeonato Brasileiro, a equipe fez a sua melhor campanha na Série C, inclusive, possuindo o melhor ataque da competição. Com isso, classificou-se entre os quatro primeiros do Grupo B, e chegou as finais da competição, conquistando o vice-campeonato e, consequentemente o acesso a Série B do Campeonato Brasileiro.

 

No primeiro semestre de 2019, o Cuiabá venceu o Campeonato Mato-grossense pela nona vez, novamente de maneira invicta. Com esse título, o time tornou-se o maior campeão do Mato Grosso na última década, com um total de nove títulos oficiais, entre estaduais e regionais. Em abril do mesmo ano, fez sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. 

 

AssCom/ Dourado

Cuiabá 2019

 

No fim do segundo semestre o time foi campeão da Copa Verde, pela segunda vez e graças à conquista do título regional, o time classificou-se para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2020. Pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá fez uma campanha acima da média, terminando a competição na oitava colocação.

 

Em 2020, O Cuiabá foi eliminado nas quartas de finais do Campeonato Mato-grossense para o Luverdense, alcançou a sua melhor campanha na Copa do Brasil sendo eliminado também nas quartas de finais pelo Grêmio.

 

Já neste início do ano de 2021 o Cuiabá chegou no seu ápice ao conseguir o inédito acesso a Série A do Campeonato Brasileiro

 

AssCom/ Dourado

CUIABÁ

Jogadores e comissão técnica do Cuiabá comemorando o acesso ao Brasileiro da Série A, na Arena Pantanal. 

 

FONTES:  Wikipédia; Craques do Rádio (Fotos) e AssCom/ Dourado (Fotos)