Untitled Document
Cuiabá , MT - -


diretrizes da FIFA para enfrentar as consequências legais de COVID-19

Após a interrupção sem precedentes causada por COVID-19 em todos os níveis do futebol, a FIFA já trabalhou em uma série de recomendações e diretrizes

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 07/04/2020 - Por: Da Redação

Após a interrupção sem precedentes causada por COVID-19 em todos os níveis do futebol, a FIFA já trabalhou em uma série de recomendações e diretrizes para lidar com algumas das questões práticas fundamentais resultantes da pandemia, especialmente com respeito a contratos dos jogadores e do sistema de transferência geral.

Isto foi feito em consulta com as diferentes partes interessadas através de uma força-tarefa presidido pelo FIFA vice-presidente e presidente da Comissão de Stakeholders de Futebol da FIFA, Vittorio Montagliani, e incluindo representantes de clubes, jogadores, ligas, associações e confederações nacionais.

Um conjunto de princípios que foi acordado por unanimidade pela força-tarefa e foi aprovado pelo Bureau do Conselho FIFA hoje.

“A pandemia COVID-19 tem claramente mudou todas as circunstâncias factuais em torno do futebol para esta temporada. Então, FIFA, em conjunto com as partes interessadas, surgiu com algumas idéias práticas e propostas para enfrentar estas novas circunstâncias. Enquanto isso não vai resolver todo e qualquer problema, ele deve servir para trazer uma medida de estabilidade e clareza ao futebol para o futuro previsível. Desejamos que este esforço de colaboração, sob a liderança da FIFA, pode fornecer um exemplo positivo de como o futebol pode unir e mostrar unidade, solidariedade e espírito de compromisso, a fim de enfrentar os tempos difíceis à frente. Mas antes de estes tempos vêm, uma coisa deve ficar claro para todos, especialmente agora: a saúde vem em primeiro lugar, bem antes do futebol “, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Abaixo está um resumo das principais diretrizes aprovadas, que FIFA ambas as esperanças e espera que será seguido em todo o mundo.

Expiração e início dos contratos dos jogadores:

Expiram os contratos dos jogadores terminam geralmente quando a temporada termina, com uma data de expiração que coincide com o final da temporada. Com a actual suspensão de jogo na maioria dos países, é agora óbvio que a atual temporada não vai acabar quando as pessoas pensavam que seria. Por isso, propõe-se que os contratos sejam prorrogados até o momento em que a estação não realmente acabar. Isso deve estar em consonância com a intenção original das partes, quando o contrato foi assinado e deve também preservar a integridade desportiva e estabilidade.

Um princípio semelhante se aplica a contratos devido a começar quando do início da nova temporada, ou seja, a entrada em vigor desses contratos é adiada para a próxima temporada, na verdade, é iniciado.

Contratos de trabalho de futebol que já não pode ser realizado:

A pandemia COVID-19 teve claramente um grande impacto sobre as receitas dos clubes, não menos desde partidas não podem ser reproduzidos. O futebol, como outros setores da economia, tem de encontrar soluções justas e equitativas adaptados a estas circunstâncias, espero que com vista a proteger os empregos e alcançar um justo e razoável equilíbrio de interesses entre jogadores e clubes.

Assim, FIFA incentiva fortemente clubes e jogadores a trabalhar juntos para encontrar acordos e soluções durante o período em que o futebol está suspenso.

Embora seja principalmente até as partes pertinentes a nível nacional para encontrar soluções para caber as circunstâncias em seu próprio país, a Fifa recomenda a olhar para todos os aspectos de cada situação de forma imparcial, incluindo o que as medidas do governo estão lá para apoiar os clubes e jogadores, quer pagamento deve ser adiado ou reduzido e que a cobertura de seguro pode existir.

Se as partes não chegarem a acordo e, como conseqüência, os casos vêm à FIFA, os fatores a serem examinados incluem o seguinte:

  • se houve uma tentativa genuína pelo clube para chegam a acordo com os jogadores;
  • que a situação económica do clube é;
  • a proporcionalidade de qualquer ajustamento contratos dos jogadores;
  • a posição lucro líquido de jogadores após qualquer ajuste contrato; e
  • se os jogadores têm sido tratados de forma igual ou não.

Desta forma, a FIFA espera que ele vai ser capaz de encontrar soluções que sejam justas e equilibradas para os dois lados.

Janelas de transferência:

No que diz respeito às janelas de transferência, mais uma vez, é necessário ajustar a posição regulamentar normal às novas circunstâncias factuais. Assim, a FIFA vai ser flexível e irá permitir que as janelas de transferência relevantes para ser movido para que eles caem entre o final da temporada de idade e o início da nova temporada.

Ao mesmo tempo, a FIFA vai tentar garantir, sempre que possível, um nível global de coordenação e também ter em mente a necessidade de proteger a regularidade, a integridade eo bom funcionamento das competições, para que os resultados desportivos de qualquer competição não são injustamente interrompidas.

Além disso fundo e os detalhes sobre as diretrizes aprovadas pelo Bureau do Conselho podem ser encontradas no COVID-19: Documento de Assuntos Regulatórios Futebol .