Untitled Document
Cuiabá , MT - -


STJD recebe denúncia contra o Athletico por sinalizadores lançados em jogo contra o Cuiabá

O clube foi enquadrado no Artigo 213, itens I e III, e no parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punições para entidades que não tomam providências para prevenir desordens ou lançamento de objetos no campo

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 14/10/2025 - Por: Da Redação

A procuradoria do STJD denunciou nesta segunda-feira o Athletico por conta de objetos, incluindo sinalizadores, lançados pela torcida durante o empate 1 a 1 com o Cuiabá, no dia 16 de agosto, pela 22ª rodada da Série B, na Arena da Baixada.

O clube foi enquadrado no Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), itens I e III, e no parágrafo 1º, que prevê punição para entidades que não adotam medidas para prevenir desordens ou lançamento de objetos no campo. As penalidades podem incluir multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de mando de campo de uma a dez partidas, caso a desordem seja considerada grave.

O julgamento está marcado para sexta-feira (17), na sede do STJD. Se punido, o clube pode ter que disputar partidas restantes da Série B com portões fechados ou até em outro estádio. Após o jogo desta terça-feira, contra o Avaí, o Furacão terá mais seis rodadas pela frente, sendo três em casa.

O incidente na Arena da Baixada

Na partida, o Athletico abriu o placar aos 46 minutos do segundo tempo, com gol de Renan Peixoto, mas cedeu o empate dois minutos depois, com Mateusinho. Após o gol sofrido, torcedores do Furacão arremessaram copos, garrafas e sinalizadores em direção ao campo, paralisando o jogo por cerca de cinco minutos.

O árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou na súmula:

“Paralisei a partida devido a sinalizadores, garrafas, copos plásticos e isqueiros lançados próximo à área do Cuiabá, sendo necessária a intervenção da brigada de incêndio. Nenhum jogador foi atingido. Após cessar o fogo dos sinalizadores e garantir segurança, reiniciei a partida com bola ao chão, encerrando-a em seguida.”

O julgamento definirá se o Athletico terá sanções adicionais e qual será o impacto para os próximos jogos da equipe na competição.