Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Brasil abre 2 a 0, mas leva virada histórica e perde pela primeira vez para o Japão

A equipe brasileira ainda realizará mais dois períodos de amistosos antes da Copa do Mundo de 2026

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 14/10/2025 - Por: Da Redação

A Seleção Brasileira conheceu, nesta terça-feira (14), uma derrota inédita em sua história. Jogando no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, o Brasil chegou a abrir 2 a 0, mas acabou levando a virada e perdeu por 3 a 2 para o Japão, em amistoso internacional. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram para os brasileiros, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda garantiram o triunfo histórico dos anfitriões.

Com oito mudanças em relação ao time que havia goleado a Coreia do Sul, o técnico Alberto Valentim promoveu testes importantes na equipe. Apenas Bruno Guimarães, Casemiro e Vinícius Júnior permaneceram entre os titulares. Mesmo com tantas novidades, o Brasil teve ótimo desempenho no primeiro tempo, dominando as ações e construindo a vantagem com gols de Paulo Henrique e Martinelli.

Na segunda etapa, porém, o panorama mudou completamente. Mais organizado e eficiente, o Japão soube aproveitar as falhas da defesa brasileira e virou o placar com autoridade. Minamino marcou após erro de Fabrício Bruno, Nakamura empatou dez minutos depois, e Ueda, de cabeça, decretou a virada que entrou para a história do futebol japonês.

Com o revés, o Brasil amarga a primeira derrota em confrontos contra os japoneses — um resultado simbólico e que acende o alerta a menos de um ano e meio da Copa do Mundo de 2026.

Agenda da Seleção Brasileira

A Seleção ainda tem dois períodos de amistosos antes do Mundial. Em novembro, a equipe deve enfrentar seleções africanas, com Senegal e Tunísia como principais opções, em partidas na Europa. Já em março de 2026, estão sendo negociados duelos contra seleções europeias, com França, Croácia e Holanda entre os possíveis adversários.

Ficha do jogo

JAPÃO 3 x 2 BRASIL
🏆 Amistoso Internacional
📍 Local: Ajinomoto Stadium, Tóquio (JAP)
📅 Data: 14 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 7h30 (de Brasília)
👥 Público: 44.920 torcedores

🟨 Amarelo: Estêvão (Brasil)
🟥 Vermelhos: Nenhum

Arbitragem:
Árbitro – Kim Jong Hyeok (Coreia do Sul)
Assistentes – Park Kyunyong (Coreia do Sul) e Jang Jongpil (Coreia do Sul)

Gols da partida

Brasil:
⚽ Paulo Henrique – 26min do 1ºT
⚽ Martinelli – 31min do 1ºT

Japão:
⚽ Minamino – 6min do 2ºT
⚽ Nakamura – 16min do 2ºT
⚽ Ueda – 25min do 2ºT

Escalações

🇯🇵 Japão:
Zion Suzuki; Watanabe, Taniguchi, Junnosuke Suzuki; Sano, Kamada (Ogawa), Ritsu Doan (Mochizuki), Nakamura (Soma); Kubo (Ito), Minamino (Tanaka) e Ueda (Machino).
Técnico: Hajime Moriyasu

🇧🇷 Brasil:
Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Martinelli (Matheus Cunha) e Vinícius Júnior (Rodrygo).
Técnico: Alberto Valentim

Como foi o jogo

Primeiro tempo de domínio brasileiro
O Japão assustou primeiro com Minamino, que quase abriu o placar aos 21 minutos. O lance, no entanto, acordou a Seleção. Pouco depois, Paulo Henrique recebeu ótimo passe de Bruno Guimarães e marcou seu primeiro gol com a camisa do Brasil, batendo no cantinho.

O time canarinho seguiu superior e ampliou aos 31 minutos: Lucas Paquetá deu um toque genial por cobertura e deixou Martinelli livre para fazer o segundo.

Segundo tempo de apagão e virada japonesa
O Japão voltou melhor e contou com uma falha de Fabrício Bruno para diminuir o placar com Minamino. Dez minutos depois, Nakamura aproveitou cruzamento e empatou a partida.

O Brasil ainda chegou a marcar com Matheus Cunha, mas o gol foi anulado por impedimento. Pouco depois, Ueda subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo da rede, decretando a virada e a vitória inédita do Japão sobre a Seleção Brasileira.