Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Profissionais experimentam pistas do Skate Park antes do início da competição oficial

Estrutura será a maior da América Latina e contará com sete pistas diferentes, atendendo desde iniciantes até skatistas de alta performance

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 13/10/2025 - Por: Da Redação

Profissionais do skate testaram recentemente as pistas do Skate Park no Parque Novo Mato Grosso, como preparação para a final do Campeonato Brasileiro, que será realizada entre os dias 19 e 22 de dezembro. Entre os atletas presentes estava Lucas Xaparral, um dos maiores nomes do esporte no país, vencedor de títulos nacionais e internacionais, incluindo Melhor Skatista Pro, Skatista do Ano e Campeão do X-Games.

“Andei em todas as pistas, especialmente na de street, que é a minha especialidade. A pista está perfeita, com superfície lisa e proporções ideais. É a maior pista que já tive a oportunidade de andar. Quando tudo estiver finalizado, será o sonho de muitos skatistas”, comentou Xaparral.

O Skate Park integra o Parque Novo Mato Grosso, projeto do Governo do Estado por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), e será o maior parque multieventos da América Latina.

De acordo com Wener Santos, presidente da MT Par, o espaço foi planejado para atender a todas as idades e níveis de habilidade, promovendo um esporte democrático.

“Queremos que o parque seja um local para toda a família. O Skate Park é um exemplo disso, permitindo que crianças, iniciantes, aspirantes e atletas profissionais usufruam das instalações e assistam a eventos de grande porte”, afirmou Santos.

A estrutura também contemplará diferentes modalidades, incluindo iniciantes, praticantes de simulador de surf e competidores do skate olímpico. Raphael Humberto, CEO da Overall Engenharia, destacou a importância do parque para o crescimento do esporte em Cuiabá.


Foto aérea o Skate Park do Parque Novo Mato Grosso, localizado em Cuiabá, na saída para Chapada dos Guimarães. Foto: Dan Lima/ MT Par

“O projeto vai impulsionar o skate na cidade, oferecendo oportunidades tanto para aprendizado quanto para aprimoramento dos atletas”, disse Humberto.

Segundo Bob Peron, presidente da Federação Mato-grossense de Skate, a estrutura já desperta interesse nacional.

“A obra é impressionante e chama a atenção de outros estados, incentivando a construção de espaços semelhantes e fortalecendo o skate no Brasil”, explicou Peron.

Os testes realizados não foram abertos ao público. Para a competição, cerca de 150 atletas profissionais disputarão a final do Campeonato Brasileiro no Parque Novo Mato Grosso.