Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Série D 2026 terá 96 clubes; Mato Grosso pode ter quatro representantes

O aumento no número de participantes mudou os critérios de classificação para a quarta divisão, e o ge detalha abaixo como as vagas serão distribuídas

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 03/10/2025 - Por: Da Redação

A Série D do Campeonato Brasileiro vai expandir para 96 clubes a partir de 2026, conforme anúncio da CBF nesta quarta-feira, durante a divulgação do novo calendário do futebol nacional. Com o aumento de participantes, os critérios de classificação para a quarta divisão também foram alterados, e Mato Grosso deve ter quatro representantes: Primavera, Mixto, Luverdense e União Rondonópolis.

A lista completa só será confirmada após a divulgação do Ranking Nacional de Clubes (RNC), prevista para dezembro. Até lá, a distribuição das vagas segue quatro critérios definidos pela CBF:

  1. Rebaixados da Série C – os quatro times que caíram da Terceira Divisão têm vaga assegurada: ABC, CSA, Retrô e Tombense.

  2. Vagas via estaduais e copas – 64 vagas serão distribuídas entre campeonatos estaduais e copas nacionais. A mudança inclui um time extra para as quatro últimas federações do Ranking Nacional de Federações (Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso do Sul). Em MT, as vagas devem ser preenchidas por Primavera e Mixto.

  3. Classificados via Série D 2025 – times que alcançaram a segunda fase da Série D deste ano, exceto os promovidos à Série C, garantem participação. Se já tiverem vaga via estadual, a classificação será transferida para o RNC. Entre eles estão Luverdense, Água Santa, Aparecidense, FC Cascavel, Ceilândia, Marcílio Dias, Juazeirense, Sampaio Corrêa e São José-RS.

  4. Vagas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) – as vagas restantes são distribuídas entre clubes melhor posicionados no RNC que não participam de nenhuma das quatro divisões do Brasileiro. Projeções indicam times como União Rondonópolis, Treze, Brasiliense, Pouso Alegre e Nova Iguaçu.

Estrutura da competição

A Série D 2026 terá início em 5 de abril e término em 13 de setembro, com 16 grupos de 6 equipes na primeira fase, classificando quatro de cada chave. A segunda fase reunirá 64 clubes em confrontos eliminatórios, enquanto os 32 classificados da terceira fase garantem presença na Série D seguinte (excluindo os promovidos à Série C).

Os quatro eliminados nas quartas de final disputarão playoffs por duas vagas na Série C, e o campeão da Série D garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.