Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O judô mato-grossense estará representado em um dos maiores eventos esportivos internacionais. O técnico Vinicius Vilela, conhecido como Big, da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ), foi convocado para integrar a comissão técnica da seleção brasileira na 25ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorrerão entre 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio.
Paulistano radicado em Cuiabá, Vilela construiu uma carreira sólida como atleta, árbitro e treinador. Para ele, a convocação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “É uma grande honra e também uma responsabilidade. Esta é a chance de contribuir com o judô brasileiro em um cenário internacional e mostrar a força do judô mato-grossense”, afirmou.
O técnico destacou a experiência de trabalhar com atletas surdos como um desafio enriquecedor.
“A comunicação exige novas formas de ensino. É algo que requer atenção, mas que promove inclusão, superação e alto desempenho”, explicou.
A edição de 2025 das Surdolimpíadas será histórica: marca o centenário da competição, criada em Paris em 1924, e será a primeira vez que o Japão recebe os Jogos de Verão. O evento deve reunir cerca de 6 mil atletas de 70 a 80 países, competindo em 21 modalidades.
O presidente da FMTJ, Fernando Moimaz, destacou que a convocação de Vilela reflete o investimento da entidade na formação de profissionais. “Nosso objetivo é fortalecer o judô em Mato Grosso e preparar técnicos, árbitros e atletas para níveis cada vez mais elevados”, disse.
Além de Vinicius Vilela, o estado também terá o atleta Pedro Dantas representando Mato Grosso na delegação brasileira durante o evento.