Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Estaduais encolhem e Libertadores terá menos vagas a partir de 2026, define CBF

Estamos projetando uma reformulação para que, em dois anos, o calendário seja mais acessível

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 22/09/2025 - Por: Da Redação

A partir de 2026, o calendário do futebol brasileiro deve passar por grandes transformações. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que pretende reduzir datas, reformular competições e ajustar a agenda nacional em função da Copa do Mundo.

Segundo o presidente da entidade, Samir Xaud, o objetivo é diminuir o excesso de jogos e tornar o calendário mais equilibrado.

“Estamos trabalhando para, em dois anos, termos um calendário mais acessível. A sobrecarga de datas precisa ser corrigida”, declarou.

Mudanças na Libertadores

Uma das propostas mais polêmicas é o fim das duas vagas brasileiras na Pré-Libertadores, que seriam convertidas em uma nova vaga direta para a fase de grupos. A CBF já levou a sugestão à Conmebol, mas enfrenta resistência de outras federações. Caso seja aceita, os clubes nacionais só estreariam na competição em abril.

Redução dos estaduais

Outra alteração confirmada é a redução dos campeonatos estaduais para 11 datas. Atualmente, apenas Tocantinense, Amapaense e Alagoano já funcionam nesse formato. Já competições tradicionais como o Paulista, o Goiano e o Maranhense terão que se adaptar, o que gerou insatisfação em federações, especialmente a de São Paulo.

Reformulação das divisões

O enxugamento dos estaduais abre espaço para mudanças nas divisões inferiores. A CBF estuda aumentar a Série D para 96 times e, no futuro, criar uma Série E. O projeto tem apoio de clubes da Série D, como o ASA, de Alagoas, que defende mais atenção às divisões de acesso.

Copa do Brasil e Copa do Nordeste

A Copa do Brasil também deve sofrer ajustes, com a realização de mais confrontos em jogo único. Apenas a final permaneceria em dois jogos, embora exista a possibilidade de uma decisão em campo neutro. Assim, o campeão precisaria de apenas cinco partidas para erguer a taça.

Na Copa do Nordeste, a tendência é eliminar a Pré-Copa e definir 20 vagas diretas para a fase de grupos. Seriam quatro grupos de cinco equipes, com os dois melhores de cada chave avançando ao mata-mata. O calendário, no entanto, continuaria com 11 datas.