Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Mato Grosso sedia pela primeira vez Camping Escolar Paralímpico Regional

A programação reúne 69 jovens atletas, de 11 a 18 anos, vindos de cinco estados e do Distrito Federal. Destes, 45 são de Mato Grosso

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 03/09/2025 - Por: Da Redação

Até o próximo sábado (6), Cuiabá e Várzea Grande são palco da edição Centro-Oeste do Camping Escolar Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento reúne 69 jovens atletas com deficiência, entre 11 e 18 anos, de seis estados da região e do Distrito Federal, sendo 45 representantes de Mato Grosso.

A programação oferece uma imersão completa no ambiente esportivo de alto rendimento, com treinos técnicos, avaliações físicas, palestras e suporte de uma equipe multidisciplinar. Nesta etapa, três modalidades estão em destaque: atletismo, natação e tênis de mesa.

As atividades são divididas em dois locais: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, recebe o atletismo e a natação; já o Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, concentra as ações do tênis de mesa.

Os atletas mato-grossenses vêm de diferentes municípios, entre eles Alta Floresta, Campo Verde, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande. Além dos competidores, 11 técnicos do Estado participam da comissão técnica.

Para Altemir Trapp, coordenador do Camping e Supervisor Externo do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, sediar o evento reforça o protagonismo do Estado no cenário nacional:

“É um momento histórico. Mato Grosso ganha ainda mais destaque no desenvolvimento do paradesporto e mostra que está preparado para receber iniciativas que fortalecem o esporte paralímpico”, afirmou.

Criado em 2018, o Camping Escolar Paralímpico busca lapidar talentos descobertos nas Paralimpíadas Escolares. Em 2025, o projeto ganhou um formato inédito com etapas regionais. A primeira foi realizada em junho, no Rio de Janeiro, e outras acontecerão em Fortaleza (CE), Blumenau (SC) e Manaus (AM).

A edição em Mato Grosso é resultado de uma cooperação técnica entre o CPB, o Governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande.