Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, esteve presente no 1º Jogos Indígenas de Mato Grosso, sediado na aldeia Curva, Terra Indígena Erikpatsa, em Brasnorte.
O evento, realizado pela primeira vez no território da etnia Rikbaktsa, reúne 43 povos indígenas e tem como proposta fortalecer o esporte, a cultura e a integração social. A programação começou na quarta-feira (13.8) e segue até este domingo (17).
A superintendente Graciele Meira representou a Setasc e ressaltou que a iniciativa evidencia o compromisso do Governo de Mato Grosso e da primeira-dama Virginia Mendes com a valorização e o respeito às comunidades indígenas.
Segundo Graciele, os jogos são um marco não apenas esportivo, mas também cultural.
“Este evento é uma oportunidade de diálogo e aproximação com lideranças, além de permitir apresentar a nova estrutura da Superintendência. Ter 43 povos reunidos aqui é histórico. Contamos ainda com o apoio essencial do Governo do Estado e da primeira-dama, Virginia Mendes, madrinha dos povos indígenas, que tem sido grande parceira nesse processo de fortalecimento”, destacou.
Ela também lembrou que essa é a primeira vez que os Jogos Indígenas são realizados em Mato Grosso com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Mais do que competir, os jogos dão visibilidade à diversidade cultural, incentivam a juventude e reforçam a união entre as etnias”, completou.
A indígena Samira Xavante, da Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis, também celebrou a realização do evento.
“Esse é um momento inédito para todos nós. Reunir tantas etnias em um mesmo espaço é histórico. Agradecemos a presença da superintendente, que veio dialogar conosco e demonstrar a disponibilidade da Setasc em contribuir com nossas comunidades”, afirmou.