Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pela primeira vez na história, a ginástica rítmica brasileira conquistou a medalha de ouro no conjunto geral durante uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. O feito aconteceu no último sábado (19), na etapa disputada em Milão, Itália.
A equipe brasileira alcançou a pontuação final de 52.850, garantindo o primeiro lugar no pódio, à frente do Japão, que ficou com a prata (50.500), e da China, que conquistou o bronze (50.200). Na competição do conjunto geral, os times são avaliados em duas rotinas: a de cinco arcos e a mista.
Na sexta-feira (18), as brasileiras impressionaram ao marcar 25.950 na rotina dos cinco arcos, com uma apresentação inspirada no universo do videogame Super Mario Bros. No sábado, a equipe composta por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio somou mais 26.900 pontos na série mista, que envolve três bolas e dois arcos, ao som da famosa música “Evidências”, de Paulo Sérgio Valle e José Augusto, imortalizada pela dupla Chitãozinho e Xororó.
Antes desta vitória, as brasileiras já haviam faturado o título do conjunto geral na etapa da World Challenge Cup, em Portimão, Portugal. O ouro conquistado em Milão é um estímulo extra para a equipe, que busca um bom resultado no Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto, na Arena Carioca 2.
A treinadora Camila Ferezin comemorou o resultado e destacou a evolução da equipe: “Esta é a primeira vez que conquistamos o ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo. Já tínhamos alcançado bronze e prata, e agora demos mais um passo importante. Estamos muito felizes e confiantes para as finais de domingo.”
No domingo (20), as atletas brasileiras disputarão as finais nas rotinas de cinco fitas e série mista, além das finais individuais de fita, com a participação da ginasta curitibana Bárbara Domingos. Bárbara chegou às finais individuais após marcar 108.000 pontos no geral, com destaque para as notas: 28.300 no arco, 27.450 na bola, 25.050 nas maças e 27.200 na fita.
“Estou muito satisfeita por me classificar para a final da fita e por terminar em nono lugar no individual geral. Esta é minha última competição antes do Mundial, e estar entre as dez melhores do mundo é um grande incentivo”, afirmou Bárbara, que também foi finalista olímpica nos Jogos de Paris.
Finais do domingo (20) - horários em Mato Grosso
10h05 – Final individual arco (Bárbara Domingos)
10h45 – Final individual bola (Bárbara Domingos)
11h25 – Final do conjunto cinco fitas (quinteto brasileiro)
12h35 – Final individual maças
13h15 – Final individual fita (Bárbara Domingos)
14h05 – Final do conjunto série mista (quinteto brasileiro)