Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Problema no visto impede Hugo Calderano de competir no Grand Smash em Las Vegas

Brasileiro nº3 do ranking mundial de tênis de mesa fica fora de um dos torneios mais importantes da temporada

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 04/07/2025 - Por: Da Redação

O brasileiro Hugo Calderano, terceiro colocado no ranking mundial de tênis de mesa, não poderá disputar o Grand Smash de Las Vegas, que começa nesta sexta-feira (4). A ausência se deve a uma restrição relacionada ao seu visto de entrada nos Estados Unidos, apesar de o atleta possuir cidadania portuguesa.

Calderano havia solicitado entrada no país por meio do ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), utilizado por cidadãos de nações que integram o programa de isenção de visto dos EUA. No entanto, o pedido foi negado por causa de uma viagem realizada por ele a Cuba, em 2023.

A recusa tem base na Lei de Melhoria do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagens Terroristas, que está em vigor desde 2015. Segundo a norma, qualquer cidadão de país isento de visto que tenha visitado Cuba após janeiro de 2021 deve obrigatoriamente obter um visto convencional. Calderano esteve em Havana para participar do Campeonato Pan-Americano e do Pré-Olímpico de Tênis de Mesa, competições classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris.

Assim que recebeu a notificação da negativa, o atleta e sua equipe tentaram agilizar a emissão de um visto regular emergencial, com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos EUA (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico do país (USOPC). No entanto, não foi possível agendar uma entrevista consular a tempo da competição.

— Usei os mesmos procedimentos que em todas as viagens anteriores aos Estados Unidos com meu passaporte português. Assim que soube do problema, buscamos uma solução rápida com toda a equipe, mas infelizmente não conseguimos o visto a tempo. É frustrante perder uma das principais competições do ano por uma questão burocrática — lamentou Calderano, em nota.

A ausência no Grand Smash representa um revés na temporada de Hugo, que vive o auge da carreira. Em 2025, ele já conquistou a Copa do Mundo, foi vice-campeão mundial e venceu o WTT da Eslovênia. No primeiro Grand Smash do ano, o brasileiro caiu nas oitavas de final.

Sem a participação em Las Vegas, Calderano perde a chance de somar pontos importantes no ranking mundial e de dar sequência à preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.