Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Após 15 anos, João Fonseca leva o Brasil de volta à terceira rodada de Wimbledon

Com o resultado, o carioca iguala o feito de Thomaz Bellucci, que havia sido o último brasileiro a chegar a essa fase em 2010

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 03/07/2025 - Por: Da Redação

O tênis brasileiro voltou a brilhar em Wimbledon. Nesta quarta-feira (2), o jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, derrotou o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1 — parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 7/5 — e garantiu vaga na terceira rodada do Grand Slam britânico. Com o resultado, o carioca iguala o feito de Thomaz Bellucci, que havia sido o último brasileiro a chegar a essa fase em 2010.

Atual número 54 do ranking mundial, Fonseca ainda se torna o tenista mais jovem desde 2011 a avançar à terceira rodada de Wimbledon e o mais jovem brasileiro a vencer um jogo no torneio desde 1964, quando Thomaz Koch estreou com vitória, aos 19 anos.

Treinado por Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, o promissor tenista disputa apenas seu terceiro Grand Slam da carreira. Em Roland Garros, no mês passado, também chegou até a terceira rodada. Já na Austrália, superou Andrey Rublev na estreia, mas caiu logo depois. A campanha em Londres é a mais consistente de sua trajetória até agora.

Desempenho sólido diante de Brooksby

No duelo contra Brooksby, Fonseca mostrou maturidade e controle emocional. O brasileiro aproveitou a primeira oportunidade de quebra no primeiro set e manteve a vantagem até fechar em 6/4. Na segunda parcial, chegou a salvar quatro set points, mas foi quebrado no fim e perdeu por 7/5.

Reagindo bem, Fonseca começou o terceiro set com ritmo forte, abrindo 3/0 com duas quebras. Mesmo com uma pequena reação do norte-americano, o brasileiro fechou por 6/2. O quarto set foi o mais equilibrado, com chances para ambos os lados. Fonseca chegou a sacar para o jogo, sofreu a quebra, mas voltou a pressionar e selou a vitória com autoridade após mais de três horas de partida.

Próximo adversário: Nicolas Jarry

Na próxima rodada, Fonseca terá pela frente o chileno Nicolas Jarry, de 29 anos, que ocupa atualmente a 143ª posição no ranking. Jarry, que veio do qualificatório, surpreendeu ao eliminar o top 10 Holger Rune na estreia e depois venceu Learner Tien com autoridade.

Esta é a sexta vez que o chileno disputa Wimbledon e a segunda em que alcança a terceira rodada — repetindo a campanha de 2023, sua melhor até agora. Jarry já foi top 16 do mundo e representa um desafio importante para o jovem brasileiro.

Histórico e superação

Do outro lado, Brooksby tem uma trajetória marcada pela superação. Diagnosticado com autismo, o americano foi finalista do ATP 250 de Eastbourne na última semana, após sair do qualificatório. Ele perdeu a decisão para Taylor Fritz, atual número 4 do mundo. Em 2025, também conquistou seu primeiro título da carreira, em Houston, subindo do 507º para o 172º lugar no ranking.

Marca expressiva para o Brasil

Com a vitória em Wimbledon, João Fonseca quebra uma escrita de mais de seis décadas: desde Thomaz Koch, em 1964, nenhum brasileiro tão jovem havia vencido um jogo no torneio londrino. Além disso, é o sul-americano mais jovem a vencer em Wimbledon desde Juan Martín del Potro, da Argentina.

Agora, Fonseca busca um lugar nas oitavas de final, algo que nenhum brasileiro conquista desde Gustavo Kuerten, em 2004. A caminhada segue promissora.