Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Ministério do Esporte faz visita técnica à Shotokan e fortalece o Projeto Karatê-Dô em MT

Durante a visita, a equipe técnica pôde acompanhar o andamento do projeto e comprovar que ele segue em conformidade com os critérios exigidos

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 01/06/2025 - Por: Da Redação

A Associação Centro América de Karatê Shotokan recebeu uma importante visita técnica online do Ministério do Esporte, com participação de empresas incentivadoras, reforçando a credibilidade do Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania – Módulo IV. A ação beneficiou diretamente a iniciativa que atende, gratuitamente, mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Mato Grosso.

Durante a visita, a equipe técnica pôde acompanhar o andamento do projeto e comprovar que ele segue em conformidade com os critérios exigidos. Para o presidente da associação, sensei José Humberto de Souza, o reconhecimento é fruto de trabalho sério e transparente.

“Essa vistoria mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão responsável e focada em resultados sociais reais. É uma forma de garantir a continuidade do projeto e seu impacto positivo na vida dos alunos e das famílias”, afirmou o sensei.

Avaliação técnica e próximos passos

Além de validar as ações já realizadas, a visita abre caminho para novos eventos. Dois deles já estão no calendário da Associação Shotokan: o VIII Festival Esperança (com data a ser confirmada) e o segundo exame de faixa de 2025, que acontecerá neste sábado (31), no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá. Os alunos devem chegar às 7h para o aquecimento, e as atividades começam às 8h30.

Mais que esporte: desenvolvimento humano

A preparação para o exame de faixa envolve não apenas técnicas de karatê, mas também o fortalecimento de habilidades socioemocionais. O sensei Rodrigo destaca que o processo é pedagógico e transformador.

“Trabalhamos a disciplina, o foco e a autoestima de cada aluno. É um processo que envolve também os pais, com acompanhamento comportamental em casa e na escola. A evolução de cada um vai muito além da troca de faixas”, explicou.

Para a sensei Adairce, o momento do exame é mais do que uma avaliação. É uma celebração das conquistas individuais e coletivas.

“Conversamos com cada aluno para que eles compreendam que o verdadeiro valor está no aprendizado e na superação. A faixa é simbólica. O mais importante é que se sintam capazes e reconheçam o quanto evoluíram”, completou.

Parcerias que fazem a diferença

O Projeto Karatê-Dô é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte e financiamento de empresas como Bom Futuro, EMAL Mineração, CIB Consultoria, COMPER, Fort Atacadista, REAL & Cia, ASTER Máquinas, além da SECEL-MT, com apoio do secretário Davi Moura e do governador Mauro Mendes, e do deputado estadual Beto Dois a Um.

Apoios adicionais também vêm dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande, com patrocínios de empresas como Energisa, Agro Amazônia, Iharabras, Cartório do 1º Ofício de Sorriso e de pessoas físicas que destinam parte de seu Imposto de Renda para o projeto.