Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Impeachment derruba Augusto Melo da presidência do Corinthians

Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo, se absteve e terá até cinco dias para convocar uma assembleia-geral de sócios, que será responsável por confirmar ou não a decisão do Conselho

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 28/05/2025 - Por: Da Redação

O Corinthians viveu uma noite decisiva nesta segunda-feira (26), com a aprovação do impeachment de Augusto Melo em votação do Conselho Deliberativo no Parque São Jorge. Por 176 votos a favor, 57 contra e uma abstenção, os conselheiros optaram pelo afastamento imediato do presidente, que agora será substituído interinamente pelo vice, Osmar Stábile.

Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo, se absteve e terá até cinco dias para convocar uma assembleia-geral de sócios, que será responsável por confirmar ou não a decisão do Conselho.

Irregularidades com patrocinadora motivaram processo

O processo de impeachment teve origem em investigações conduzidas pela Comissão de Ética do clube, que apontaram supostas irregularidades no contrato de patrocínio com a Vai de Bet. O caso ganhou repercussão nacional após a Polícia Civil de São Paulo indiciar Augusto Melo por lavagem de dinheiro, furto qualificado e associação criminosa.

Segundo o inquérito, o Corinthians teria transferido valores a empresas de fachada, com parte dos recursos sendo desviada para contas ligadas ao crime organizado.

Gestão temerária e dívida bilionária

Outro fator que pesou na decisão foi a condução financeira do clube. O Conselho alegou que Augusto Melo agiu de forma temerária durante seu primeiro ano de mandato, deixando de apresentar balanços auditados e acumulando uma dívida estimada em R$ 2,5 bilhões. As contas de 2024 acabaram reprovadas pelos conselheiros.

Essa foi a terceira tentativa de votação do impeachment. As duas anteriores, em dezembro e janeiro, foram interrompidas por decisões judiciais e problemas de segurança. O processo só foi retomado agora, em meio ao aprofundamento das investigações policiais.

Vitória nas urnas, desgaste rápido

Augusto Melo foi eleito no final de 2023 com 66,2% dos votos, derrotando André Luiz Oliveira. Sua vitória representava uma ruptura com o grupo Renovação e Transparência, que comandou o clube por 16 anos. Além da presidência, ele conseguiu eleger a maioria dos conselheiros.

No entanto, a administração enfrentou crises desde o início. Internamente, houve rachas políticos e problemas de gestão. Externamente, o clube amargou atrasos salariais, saída de jogadores via Justiça e uma punição da Fifa que impediu o registro de atletas — situação revertida apenas após acordo com o zagueiro Balbuena.

Conquistas em meio à crise

Apesar da instabilidade nos bastidores, o time principal conseguiu resultados expressivos. A contratação do atacante Memphis, da seleção holandesa, foi um dos grandes destaques da temporada passada. Com ele, o Corinthians se classificou para a Pré-Libertadores e, em 2025, encerrou um jejum de seis anos ao conquistar o título paulista sobre o Palmeiras.

Agora, o clube aguarda a decisão dos sócios para definir se o afastamento de Augusto Melo será definitivo. Enquanto isso, Osmar Stábile assume o desafio de comandar o clube em meio a um dos momentos mais turbulentos da história recente alvinegra.