Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Mundial de Clubes terá árbitros definidos e novidade com câmeras corporais, diz Fifa

Uma das grandes novidades da competição será o uso de câmeras corporais nos árbitros, que devem proporcionar uma nova experiência visual aos torcedores e servir de ferramenta para treinamento e análise técnica

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 15/04/2025 - Por: Da Redação

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (14) os detalhes da arbitragem para a primeira edição do Super Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Entre os 35 árbitros escalados estão os brasileiros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás.

Uma das grandes novidades da competição será o uso de câmeras corporais nos árbitros, que devem proporcionar uma nova experiência visual aos torcedores e servir de ferramenta para treinamento e análise técnica. A inovação foi destacada pelo presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina. “É uma chance de mostrar ao público uma visão inédita e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o desempenho dos árbitros com base no que eles realmente veem em campo”, afirmou.

Além disso, o torneio marcará a estreia de Ramon Abatti Abel em competições profissionais da Fifa. Ele já atuou no Mundial Sub-20 de 2023. Já Wilton Pereira Sampaio, com mais experiência, esteve na Copa do Mundo do Catar, em 2022, onde comandou quatro jogos, incluindo o clássico França x Inglaterra nas quartas de final. O goiano também participou do Mundial de Clubes em 2018.

A equipe de arbitragem contará ainda com 58 assistentes — quatro brasileiros estão confirmados: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. No VAR, 24 profissionais foram selecionados, embora nenhum brasileiro esteja na lista.

Pierluigi Collina destacou a importância do torneio para muitos dos profissionais escalados. “Para alguns, será a primeira experiência em um torneio da Fifa, e isso gera grande expectativa e entusiasmo”, disse.

Entre as mudanças nas regras, a Fifa determinou que os goleiros não poderão segurar a bola por mais de oito segundos. O descumprimento resultará em escanteio a favor do time adversário.

O Super Mundial de Clubes será disputado por 32 equipes, incluindo os brasileiros Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, e promete ser uma vitrine global para o futebol e suas inovações.